O Estado de S. Paulo

Conheça as novidades do seu Estadão

Mais informação em novo formato. E com a mesma opinião.

PABLO PEREIRA

O leitor passa a ter, a partir de hoje, um novo Estadão, um jornal impresso com novos conteúdos e seções e design gráfico avançado, em um novo formato, chamado germânico (ou berliner), que facilita a leitura. Após quase um ano de estudos, pesquisas com leitores, assinantes e anunciantes, e com a ajuda de consultorias internacionais, o Grupo Estado lança um produto mais moderno, marcado pela preservação da quase sesquicentenária qualidade do jornal, fundado em 4 de janeiro de 1875.

“O leitor fiel, assíduo, do Estadão vai receber um jornal mais moderno, com mais conteúdo, mais variedade de temas”, afirma Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Grupo Estado. “Fizemos uma revisão do cardápio de conteúdo que entregamos no produto impresso e aprimoramos bastante”, diz.

As mudanças têm como alicerce o jornalismo profissional e independente, ativos inegociáveis do jornal. “Apostamos em uma grande inovação que vai destacar o compromisso com a qualidade jornalística, uma preocupação constante do Estadão”, ressalta João Caminoto, diretor de Jornalismo. A renovação é orientada pela vontade dos próprios leitores e por experiências internacionais, que refletem o que é o mais adequado à nova forma de viver e de consumir informação. “Recorremos a benchmarks pela McKinsey, contratamos uma consultoria internacional focada em produtos jornalísticos para nos ajudar a repensar o jornal. Estamos lançando um produto que é melhor e mais moderno do que era o Estadão, que já era um excelente produto”, afirma Paulo Pessoa, diretor de Mercado Anunciante.

O formato germânico, já adotado por jornais em vários países, se adapta melhor ao dia a dia do leitor. Comparado ao tradicional, o novo jornal foi considerado mais fácil de manusear por 100% dos entrevistados em pesquisas de opinião.

NOVIDADES. As mudanças começam já na abertura do jornal, com a Coluna do Estadão agora na página 2. A seção Notas & Informações, com dois editoriais, será mantida na página 3. Dessa maneira, combinam-se bastidores do noticiário político e a Opinião do Estadão. O terceiro editorial passa a ser publicado junto ao noticiário.

A um ano das eleições, a editoria de Política amplia a cobertura, para ajudar o leitor a compreender todos os cenários do xadrez político. O Estadão Verifica, núcleo de checagem de fatos, ganha espaço no novo impresso, reforçando o combate à desinformação.

Diariamente, a nova seção A Fundo tratará de temas em profundidade, de qualquer área, em formato de grandes reportagens, perfis, entrevistas, infográficos e ensaios fotográficos. “A Redação está reforçando ainda mais a produção de reportagens especiais, fundamen

Nova seção ‘A Fundo’ tratará de temas em profundidade, em atenção à demanda dos leitores

tais para entender esse nosso mundo em constante transformação”, explica o editorchefe, David Friedlander.

A Redação também vai selecionar temas para reportagens que levarão o selo Estadão analisa, para atender à crescente demanda por conteúdos com mais contexto e didatismo. A ideia é se aproximar cada vez mais dos interesses do leitor, que busca aprofundamento além dos feeds dos canais digitais e também a possibilidade de se “desconectar”, de ler sem interrupções, segundo pesquisas de opinião feitas ao longo do projeto.

Mais de 50 colunistas de todas as áreas se revezam nas páginas do novo impresso, que passa a incorporar colunas sobre a mulher nos dias de hoje e o transtorno do espectro autista, entre outros assuntos.

O E&N – Economia & Negócios, endereço de coberturas relevantes de macroeconomia, será igualmente reforçado na nova configuração e ganha as peças “No seu bolso”, com informações sobre os impactos do noticiário para a pessoa física, e “Lições para você”, com conteúdo

“Apostamos em uma grande inovação que vai destacar o compromisso com a qualidade jornalística”

João Caminoto Diretor de

Jornalismo

“Estamos lançando um jornal melhor do que era o ‘Estadão’, que já era um excelente produto”

Paulo Pessoa Diretor de Mercado Anunciante

“Tem muito mais conteúdo, é mais fácil de manusear e mais gostoso de ler”

Leonardo Contrucci Diretor de Estratégias Digitais

“A redação está reforçando a produção de reportagens especiais, fundamentais para entender o mundo em transformação”

David Friedlander Editor-chefe

útil para o aprimoramento profissional. A Coluna do Broadcast e a Coluna do Broadcast Agro terão mais espaço.

Metrópole terá uma seção de saúde, além da cobertura de meio ambiente, educação, ciência, segurança pública, urbanismo e assuntos ligados à capital paulista e ao Estado de São Paulo. A editoria Internacional ganha a seção Histórias

do Mundo, com curiosidades que acontecem em outros países. O caderno de Esportes mantém a cobertura dos principais campeonatos do País e dos grandes eventos mundiais.

O Caderno2, que na pandemia passou a se chamar Na Quarentena, se transforma no C2 – Cultura & Comportamento e abordará, além dos temas da área cultural (televisão, música, cinema, literatura, streaming, artes visuais e teatro), assuntos como turismo, gastronomia e receitas, compras e serviços, moda, arquitetura e decoração. Para aproveitar ao máximo o fim de semana, o leitor terá o Sextou!, com curadoria em roteiros de cinema, restaurantes, teatro, exposições, programas para crianças e shows.

Aos sábados, será publicado o novo caderno BE – Bem-Estar, com conteúdo voltado para auxiliar o leitor a viver mais e melhor: saúde – com foco na prevenção –, alimentação saudável e nutrição, exercícios e saúde mental estarão entre os temas abordados.

O jornal também passa a publicar, diariamente, conteúdos propositivos e inspiradores, na seção Para fechar... Uma Boa História.

“O Estadão é a plataforma pessoal de informação de mais de 35 milhões de usuários”, destaca o diretor de Estratégias Digitais, Leonardo Contrucci. “E nesse ecossistema multiplataforma, estamos lançando no mercado um novo jornal impresso, cheio de novidades, com muito mais conteúdos, mais fácil de manusear e mais gostoso de ler.”

Pluralidade

Mais de 50 colunistas de todas as áreas se revezam nas páginas do novo jornal impresso

PRIMEIRA PÁGINA

pt-br

2021-10-17T07:00:00.0000000Z

2021-10-17T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/283304640706797

O Estado