Confira em quais cidades há faixas para animais
Objetivo da sinalização é chamar a atenção dos motoristas aos locais onde há travessia de pets ou animais selvagens
MARINA OLIVEIRA
Não é raro ver imagens de cães atravessando na faixa de pedestres, destinada às pessoas. Contudo, algumas cidades, de fato, criaram espaços voltados para os animais.
As chamadas “patadestres” vão além de demarcar o local pelo qual os animais devem passar para atravessar a rua. O principal objetivo da iniciativa é chamar a atenção dos motoristas para evitar acidentes. Confira quatro cidades que adotaram a medida:
1- RIBEIRÃO PIRES (SP)
Na cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, a primeira faixa pet foi instalada na passagem que liga os dois prédios do Legislativo municipal. Afinal, o órgão instituiu o conceito “pet friendly”, e abriu as portas aos bichos de estimação. A medida foi uma iniciativa da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, atendendo a requerimento dos vereadores Guto Volpi, Edmar Oldani e Amanda Nabeshima.
2- SOBRADINHO (DF)
No Distrito Federal, a faixa de “patadestre” é para animais silvestres. A travessia está localizada em uma via de acesso ao Condomínio Mansões Colorado, no Lago Oeste, perto da Área de Preservação Ambiental (APA) do Planalto Central.
Nesse caso, porém, o objetivo é conscientizar os motoristas da presença de animais selvagens e reduzir os riscos de atropelamento. Em 2021, ano em que a faixa foi instalada, pelo menos oito animais de grande porte morreram atropelados na região.
3- CACHOEIRA DO SUL (RS)
A Rua Júlio de Castilhos, no centro, também ganhou patinhas na faixa de pedestres. O setor de sinalização de trânsito da Secretaria de Obras foi o responsável pela ação. A travessia é chamada de Pet Seguro.
A iniciativa foi de Vanessa Simon, gestora da Causa Animal, em parceria com o prefeito José Otávio Germano. Nesse caso, o objetivo foi chamar a atenção dos motoristas e pedestres para que tenham cuidado com os animais em situação de rua.
4- TRÊS LAGOAS (MS)
A cidade, no Mato Grosso do Sul, recebeu “capifaixas”. As patinhas com apenas três dedos, no lugar das faixas de pedestre, chamam a atenção dos motoristas quanto à presença de capivaras na área.
A ação da prefeitura também contou com placas educativas que alertam os motoristas sobre a presença desses animais. Assim, foram três “capifaixas”, nos trechos em que há maior índice de atropelamentos, sendo uma em frente à pista de skate e duas próximas ao Hotel OT.
Embora as capivaras não andem exatamente pelas faixas, o alerta é para os motoristas reduzirem a velocidade no trecho.
MOBILIDADE
pt-br
2023-12-06T08:00:00.0000000Z
2023-12-06T08:00:00.0000000Z
https://digital.estadao.com.br/article/282514368305299
O Estado
