Audi e-tron, Range Rover, Kombi elétrica e Jaguar estão nos planos
ID. Buzz, versão elétrica da velha Kombi, foi lançada apenas na modalidade por assinatura, e a um preço semelhante ao de modelos de marcas premium inglesas e alemãs
H.P.V.
Sofisticação ou tradição? Eletricidade ou combustão? Tecnologia ou luxo? As mais recentes novidades na modalidade de assinatura trazem modelos opostos em vários quesitos, mas próximos em ao menos um ponto fundamental: mensalidade.
A Volkswagen ID. Buzz – versão elétrica da Kombi – está sendo oferecida, no Brasil, só na modalidade Sign&Drive, o programa de assinaturas da marca alemã. As mensalidades partem de R$ 12.990, no plano de 48 meses, e franquia de 1.500 km. No contrato de 24 meses e franquia de 3.100 km, a parcela mensal sobe para R$ 17.890. Por valores semelhantes, é possível partir para modelos da Jaguar, da Range Rover e até da “prima rica” Audi.
A JLR – nova denominação da empresa que representa as marcas Jaguar, Land Rover, Discovery e Range Rover – lançou, recentemente, seu programa de assinatura, Subscribe, em parceria com a Movida. Por meio do programa, é possível assinar um Range Rover Evoque SE, por R$ 13.069,50, ou um Jaguar E-Pace R-Dynamic, por R$ 14.079,60 (ambos em planos de 36 meses e franquia de 1.000 km).
"NOVA SENHORA."
Se, no mundo da compra convencional, a Volkswagen (marca que produz modelos para atender o público em geral) não se mistura com Jaguar, Land Rover e Audi (que fazem veículos mais sofisticados para clientes abastados), na modalidade de assinatura, a marca “do povo” acabou entrando para a elite dos automóveis. Aí, a escolha fica por conta do cliente, porque não se trata mais de questão de preços.
A releitura da velha senhora (que a VW chama agora de “nova senhora”) une tecnologia com saudosismo. O formato quadrado de linhas simples e funcionais do veículo lançado no final dos anos 1950 permanece, mas todo o resto mudou. Em vez do som metálico do motor boxer a gasolina, a ID. Buzz emprega um motor elétrico (igualmente na traseira) de 204 cv – bem mais do que os 80 cv do modelo 1.4 flexível, que a perua utilizou até sair de linha, no Brasil, há dez anos.
MENSALIDADE MAIOR.
Além da propulsão elétrica, que inclui ainda uma bateria de 77 kWh – suficiente para uma autonomia nominal de 420 km, segundo a marca –, a nova Kombi traz itens como faróis direcionais e lanternas de LED, revestimento interno com materiais reciclados e sistemas de condução e estacionamento semiautônomos.
A ID. Buzz é o segundo modelo da Volkswagen oferecido apenas por assinatura. O primeiro foi o SUV ID. 4, também elétrico e disponível por mensalidades a partir de R$ 9.990. Embora compartilhem a mesma plataforma elétrica (MEB) e a tecnologia semiautônoma, o ID. 4 não tem a mesma, digamos, herança genética e o fator emocional associados à ID. Buzz – o que explica, em parte, a diferença de 70% na mensalidade.
Isso porque o ID. 4 está sendo oferecido somente em contrato de 24 meses (franquia de 1.500 km). Em condições semelhantes de prazo e franquia, a ID. Buzz sobe para R$ 16.990 por mês. O lote inicial da nova Kombi tem somente 70 unidades.
REQUINTE BRITÂNICO.
Com seu programa Subscribe, a JLR passou a ser a segunda marca premium a oferecer a modalidade de assinatura (a Audi foi a pioneira, com seu programa Audi Signature).
Embora o Range Rover SV 4.4 V8 coloque as coisas em seus devidos lugares hierárquicos, com mensalidades a partir de R$ 54.398,70 (plano de 36 meses e 1.000 km de franquia, incluindo blindagem), a empresa oferece opções mais em conta – a “preço de Kombi”.
Por R$ 13.069,50, o Evoque SE 2.0 flexível tem 249 cv, 37,2 mkgf de torque (a partir de 1.300 rpm), faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chega a 230 km/h de máxima. O câmbio automático conta com nove marchas, e o SUV também traz sistemas de condução semiautônomos, incluindo manutenção em faixa e frenagem automática.
O Jaguar E-Pace R-Dynamic (R$ 14.079,60, por 36 meses) utiliza o mesmo motor 2.0 do Evoque, mas tem câmbio de oito marchas. Faz de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e alcança 229 km/h.
DISPUTA NO CLÃ ALEMÃO.
Além de posicionar a ID. Buzz numa faixa em que se encontra a nobreza inglesa, a Volkswagen acabou encontrando também a Audi, uma marca que ocupa o “andar de cima”, na hierarquia do grupo alemão. É o caso, por exemplo, do e-tron, primeiro modelo 100% elétrico da montadora alemã de Ingolstadt. Por R$ 13.099 por mês, no plano de 36 meses, o SUV da Audi tem dois motores elétricos, que, juntos, geram 408 cv (o dobro da potência oferecida na ID. Buzz), torque de 67,7 mkgf (ante 31,6 mkgf da nova Kombi) e bateria de 95 kWh (77 kWh no modelo da VW). Com isso, o e-tron dispõe de tração 4x4, faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e chega a 200 km/h de máxima.
A ID. Buzz vai a 100 km/h em 10,2 segundos e chega a 145 km/h. Decididamente, como a velha senhora, a nova versão também não tem pressa. Nem o interessado precisa ter. Os números e a história estão aí. Basta analisar com a razão e – por que não? – com a emoção.
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2023-12-06T08:00:00.0000000Z
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