O Estado de S. Paulo

Opções de carros por assinatura atendem a vários perfis de cliente

H.P.V.

Modalidade serve a quem procura de automóvel básico a modelo de luxo, passando pelo empreendedor que busca veículo para entregas Longe de atender apenas pessoas de alta renda, a modalidade de carro por assinatura oferece opções a uma vasta gama de clientes. As empresas – locadoras, montadoras e concessionárias – têm modelos indicados a quem procura desde um carro simples até modelos de alto luxo. Além disso, há diversos veículos voltados para serviços de entrega e transporte.

Atualmente, uma das opções mais baratas é o Renault Kwid. Na Movida, o subcompacto, na versão Zen, tem mensalidades de R$ 1.649,40, no plano de 48 meses, com 1.000 quilômetros de franquia.

Na outra ponta, estão os modelos da Audi. A marca alemã anunciou que os clientes podem fazer o pagamento da mensalidade também por meio de cartão de crédito, além da forma tradicional, por boleto. Com isso, ela se equipara à Ford, que já oferece a opção em seu programa Ford Go.

FIDELIDADE. O maior benefício de ter a mensalidade debitada automaticamente no cartão é que, dessa forma, o cliente passa a acumular pontos. E, com isso, pode obter vantagens adicionais, como troca por produtos e passagens aéreas, por exemplo, a depender do programa de pontos do cartão.

De acordo com a Audi, só no primeiro semestre deste ano, o programa já alcançou o volume de 2022 inteiro. Até final de novembro, já haviam sido fechados 186 contratos, ante os 61 celebrados em 2022 e os 27 em 2021. O programa Audi Signature foi lançado, em 2020, ainda como um projeto piloto, na cidade de São Paulo.

Segundo a marca, a expectativa é a de que os números mantenham a trajetória ascendente nos próximos meses. “Nosso foco principal é a venda de veículos, mas temos um perfil diversificado de clientes, e queremos proporcionar a eles essa opção para conhecer os nossos produtos”, diz Diego Borghi, diretor de vendas da Audi do Brasil. “O crescimento do Audi Signature no País é reflexo do movimento global pelo uso, em vez da posse, que atinge vários setores e vem se consolidando também no segmento de veículos premium”, complementa.

Na modalidade Audi Signature, a marca alemã oferece toda a sua gama em contratos de 18 a 36 meses. As opções começam em R$ 7.099 por mês, para o A3 Sedan S Line, e chegam a R$ 22.140 mensais, para o esportivo elétrico RS e-tron GT.

A Audi ainda oferece a possibilidade de assinatura de automóveis blindados, uma opção a quem procura mais segurança no dia a dia e sem preocupações com desvalorização do modelo.

A Mitsubishi também dispõe de veículos blindados. Por meio de seu programa Mit Assinatura, um Eclipse Cross HPE blindado sai por R$ 7.300 mensais, no plano de 36 meses, com franquia de 1.000 quilômetros. No caso de um Pajero Sport HPE também blindado, a mensalidade supera os R$ 11 mil.

COMERCIAIS. Além de automóveis de passeio, veículos destinados a trabalho também estão disponíveis na modalidade de assinatura. A Ford Go, por exemplo, oferece a van Transit em diversas opções, incluindo a versão furgão, destinada a transporte de cargas, e a Minibus, para passageiros.

As opções partem de R$ 6.535 por mês para o plano de 36 meses e franquia de quilometragem mensal de 2.000 quilômetros. Considerando que um veículo de utilização comercial tem uso mais intenso do que um carro destinado a uso particular, o interessado precisa ficar atento à franquia contratada. Caso o veículo rode mais do que o estipulado em contrato, é necessário arcar com um adicional por quilômetro rodado.

No Flua!, programa de assinatura da Fiat, Jeep e Peugeot, um furgão Fiat Fiorino tem mensalidades de R$ 3.069 no plano de 36 meses, com 2.000 quilômetros de franquia. Já o Fiat Scudo Cargo parte de R$ 5.029 por mês, para o plano de 36 meses, e 1.000 quilômetros de franquia.

CONCESSIONÁRIAS ADOTAM MODELO. Além dos programas oficiais das montadoras, várias concessionárias aderiram ao modelo de negócio, de olho na perspectiva de crescimento da modalidade, no Brasil e no mundo. Segundo a consultoria Data Bridge Market Research, o mercado mundial de assinatura de veículos deve crescer 14% ao ano e atingir US$ 12,2 milhões até 2028.

No Distrito Federal, o Grupo V12 Motors, embora represente as marcas Volkswagen, Suzuki e Royal Enfield, oferece assinaturas de modelos de diversas montadoras. A empresa informa que a modalidade ganhou relevância durante a pandemia e segue com resultados promissores.

Segundo o grupo, mais do que uma simples transação, a modalidade representa uma mudança de comportamento do consumidor. Para atender à demanda, a empresa investiu na digitalização da operação, com o objetivo de liderar a modalidade de assinatura de veículos na Região Centro-Oeste.

Para Carlos Venceslau, gestor da V12 Assinaturas, a tecnologia tem se mostrado uma importante aliada para alcançar essa liderança. “Ao disponibilizar a assinatura de veículos 100% online, sem fronteiras geográficas, democratizamos o acesso a automóveis”, diz, referindo-se à possibilidade de alcançar clientes de qualquer região.

Em São Paulo, o Grupo Osten – que representa várias marcas do segmento premium – oferece o BYD Dolphin, 100% elétrico, que foi lançado no Brasil há poucos meses. Por meio de seu programa Go Signature, o modelo pode ser assinado por R$ 4.185, em contrato de 48 meses.

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2023-12-06T08:00:00.0000000Z

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