O Estado de S. Paulo

3D: a revolução na construção

Maurício Benvenutti mauricio@startse.com SÓCIO DA PLATAFORMA PARA STARTUPS STARTSE

A empresa Icon imprimiu um bairro inteiro em 3D. Foram 100 casas construídas com impressoras gigantes perto de Austin, Texas.

Para isso, ela usou 2 robôs: o Vulcan, que ergue as paredes de uma residência em apenas 24h, e o Phoenix, uma obra-prima da engenharia. Ele funciona como um guindaste que pode construir fundação, paredes, pisos e estruturas do telhado de uma residência de múltiplos andares de forma contínua, sem interrupção. Resultado? Reduz tempo, mão de obra, desperdício de materiais e custos da construção.

A empresa possui um catálogo digital com vários designs prontos para impressão, além de um arquiteto baseado em IA que ajuda as pessoas a projetarem a casa dos seus sonhos, gerando em minutos todas as plantas e representações gráficas do futuro imóvel.

Antes, eles já haviam construído 50 moradias populares no México para famílias com renda mensal média de US$ 76,50. Também receberam um investimento da Nasa para planejar o uso dessa tecnologia na construção de casas em outros planetas.

Em março, recebi nos EUA quase 30 construtoras do Brasil. Visitamos as tecnologias mais inovadoras do setor, entre elas:

Kind Designs: imprime muros de contenção de 3 metros em 1 hora, 20 vezes mais rápido que os métodos tradicionais.

Maior indústria do mundo, com fatia de 13% do PIB global, a construção vai mudar para sempre

Imitam recifes de corais para atrair vida marinha e absorver melhor o impacto das ondas. Mark Cuban investe neles;

FBR: criou o Hadrian X, robô de assentamento de tijolos mais rápido do mundo. Projetado para empilhar até 500 blocos por hora e cortá-los automaticamente; ergue as paredes externas e internas de uma casa em 1 dia;

Ambar: maior construtech da América Latina. Suas paredes modulares integram elétrica e hidráulica, reduzindo em até 30% o tempo de montagem.

Cobod: líder global em impressão 3D para o setor, com 80 impressoras em 35 países. Automatiza pelo menos 50% dos processos de construção no canteiro de obras. Com a Printed Farms, imprimiu a maior estrutura do mundo, um estábulo de 940m²;

Togal: IA que detecta, mede e compara tudo que há numa planta com 97% de precisão. Elimina tarefas manuais e comprime semanas de trabalho em segundos.

Rengo: o Lego da construção. Com peças 23 vezes mais resistentes que o concreto, finalizou em 8 semanas um conjunto de 4 prédios e 96 unidades na Flórida.

É, parece que um dia você projetará sua casa pelo computador e uma máquina irá erguêla. A construção, a maior indústria do mundo, que representa 13% do PIB global, está prestes a mudar para sempre. •

INOVAÇÃO IDEIAS&

pt-br

2025-04-23T07:00:00.0000000Z

2025-04-23T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282256671350168

O Estado