O Estado de S. Paulo

Anchoïade Patrícia Ferraz

E-mail: patriciacferraz@gmail.com; instagram: @patriciacferraz É JORNALISTA COM PÓS-GRADUAÇÃO EM GASTRONOMIA. COZINHA E COME A TRABALHO HÁ 22 ANOS

A pasta de anchovas, que os franceses chamam de anchoïade, é uma receita provençal, rústica e muito saborosa, geralmente servida com crudités, vegetais crus acomodados em um prato. É um belo aperitivo para se comer com as mãos – os vegetais que melhor combinam são cenoura cortada em bastão, couve-flor, salsão, erva-doce, endívias e tomates, cujo sabor delicado não disputa atenção com a mistura que leva também alho, alcaparras, azeite e, opcionalmente, nozes ou amêndoas.

De acordo com historiadores de comida, a anchoïade é descendente direta do garum, o tempero de peixe fermentado muito usado nos tempos do Império Romano (e que anda aparecendo em algumas cozinhas contemporâneas, na onda de fermentação, mas esse é outro assunto).

Tradicionalmente, a pasta é amassada no pilão, mas você pode usar o processador, sem problemas. Porém, cuidado para não transformar tudo numa mousse, a anchoïade deve ser uma pasta, mas com pedaços de anchova, alcaparra, alho e amêndoas ou nozes. Ah, vai bem também com torradas e faz ótimo molho para o espaguete! •

Ingredientes Para 8 a 10 pessoas

(Para 1 pote de 200 g aproximadamente)

_ 120 g de anchovas em conservas

_ 1 dente de alho picado

_ 50 g de amêndoas sem pele torradas

_ 2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada

_ ½ limão siciliano, suco e as raspas da casca

_ 50 ml de azeite de oliva extravirgem

_ pimenta-do-reino moída na hora a gosto

_ o óleo da conserva de anchova

Preparo Fácil. 10 minutos

1. Escorra inicialmente as anchovas e guarde o óleo da conserva (se elas estiverem excessivamente salgadas, pode passá-las rapidamente pela água corrente).

2. Ponha as anchovas, o alho e as alcaparras no pilão (ou processador) e amasse até obter uma pasta, mas ainda com pedaços.

3. Misture o azeite com o óleo da conserva da anchova e vá despejando, aos poucos, na pasta de anchovas, até incorporar bem.

4. Guarde na geladeira em um pote esterilizado por até duas semanas. •

CULTURA & COMPORTAMENTO

pt-br

2023-03-07T08:00:00.0000000Z

2023-03-07T08:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282123525722830

O Estado