Cinco tendências além do óbvio
Maurício Benvenutti maurici o@startse.c om SÓCIO DA PLATAFORMA PARA STARTUPS STARTSE
Voltei recentemente da NRF, um dos maiores eventos de varejo do mundo, realizado em Nova York. Diferentemente do ano passado, em que a inteligência artificial dividiu holofotes com outros temas, neste ano ela dominou a agenda. A edição de 2025 encarou a realidade e apresentou a IA como o divisor de águas que está transformando o varejo para sempre.
Além dos insights óbvios relacionados a ganho de eficiência, melhoria da experiência do cliente, destaco cinco tendências que vão além disso:
1) A Nvidia mostrou o Omniverse, plataforma para criar mundos digitais e simular ambientes físicos em tempo real. A rede de materiais de construção Lowe’s, por exemplo, criou Digital Twins das suas 1,7 mil lojas, ou seja, versões digitais de cada uma delas para simular o comportamento dos clientes diante de várias situações, como diferentes preços, layouts ou produtos. Eles desenvolvem, testam e otimizam tudo antes no gêmeo digital e implantam no ambiente físico depois.
2) Segmentar clientes é passado. Afinal, não é porque uma pessoa mora num bairro nobre que ela não pode frequentar lojas de descontos. A tecnologia atual permite a hiperpersonalização em escala, que se tornou possível não apenas por causa dos agentes de IA, mas dos multiagentes de
Para as gerações Z e Alpha, não existe mais diferença entre físico de digital, há a experiência contínua
IA. Essa é a conversa de hoje: agentes treinando agentes.
3) Haverá mais compras “invisíveis”, pois tudo surgirá no nosso caminho com muito menos fricção. Sabe quando está calor, você passa por uma sorveteria e decide comprar um sorvete? Você não pensou em comprar isso antes de sair de casa, mas comprou. A hiperpersonalização vai criar essas “compras invisíveis”, esses momentos em que a combinação em tempo real de centenas de fatores fará uma oferta aparecer para um indivíduo no exato momento em que ele está mais disposto a consumi-la.
4) Para as novas gerações, principalmente Z e Alpha, não existe mais físico e digital. O que há é uma coisa só, uma experiência contínua. Veja o “Dress to Impress” da plataforma de jogos Roblox. Milhões de usuários personalizam avatares diariamente e marcas estão começando capitalizar essa tendência oferecendo versões físicas, produtos tangíveis dessas roupas virtuais.
5) Social Commerce e Live Shopping, que são realidade no Oriente, ganham força no Ocidente. Consumidores tendem a comprar cada vez mais via rede social e lives de venda, muito em função da personalização que as redes sociais oferecem, em contraste ao e-commerce padronizado da maioria das empresas. •
INOVAÇÃO IDEIAS & EMPREENDEDORISMO
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2025-01-29T08:00:00.0000000Z
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