O Estado de S. Paulo

Com Alaíde Costa no Carnegie Hall, AlmapBBDO ganha o Grand Prix

No segundo dia de premiações, o País levou 17 estatuetas, entre Grand Prix e Leões de ouro, prata e bronze

WESLEY GONSALVES

O Brasil conquistou ontem, no segundo dia do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, o seu primeiro Grand Prix com uma campanha da AlmapBBDO para a marca de bebidas Johnnie Walker, da Diageo. A agência levou o principal troféu da premiação na categoria Entertainment Lions for Music, com a ação estrelada pela cantora Alaíde Costa, uma das precursoras da Bossa Nova no Brasil e que teve sua história “apagada” durante quase 60 anos.

Na ação criada pela agência, a marca de bebidas foi a responsável por levar a cantora para uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova York, onde ela estrelou o show “A Grande Noite – Bossa Nova”.

Aos 88 anos, Alaíde Costa recebeu o reconhecimento do seu papel como um dos nomes por trás da criação de um dos movimentos musicais mais importantes do País, seis décadas depois do show histórico que

“apresentou” a Bossa Nova ao mundo, mas que não contou com a sua participação.

“É uma enorme satisfação finalmente poder levar meu canto ao palco que mostrou a nossa música para o mundo nos anos 1960. Agora, vão mostrar Alaíde Costa”, disse a artista, à época do evento. “É um trabalho que nos deixa muito orgulhosos”, declarou o chairman da AlmapBBDO, Luiz Sanches.

‘VALORES EMOCIONAIS’. O executivo avalia que o reconhecimento dentro da categoria de entretenimento para a música celebra a estratégia escolhida pela companhia de usar a criatividade como vetor de conexão do público com as marcas. “Nós criamos valores emocionais para as marcas e produtos e o entretenimento é uma forma de fazer isso, conectando canais diferentes para emocionar as pessoas”, completou Sanches.

Para o vice-presidente de marketing da Diageo no Brasil, Guilherme Martins, o projeto foi mais do que uma peça publicitária: o Errata at 88 (título em inglês da ação) foi uma declaração sobre a importância de reconhecer e celebrar todas as vozes, corrigindo erros do passado para a construção de um futuro mais inclusivo.

“Ver o reconhecimento merecido de Alaíde, e agora receber o reconhecimento de nossa campanha no Cannes Lions, é gratificante e endossa a nossa confiança de que estamos seguindo no caminho certo de conexão com a cultura e o coração do nosso consumidor, que é a grande razão de todo o nosso trabalho”, afirmou Martins.

Durante a segunda noite do evento, ontem, a AlmapBBDO subiu ao palco uma segunda vez para receber os Leões de ouro e bronze para a campanha da Bradesco Seguros nas categorias de Design Lions e Industry Craft Lions, respectivamente.

A agência ainda garantiu uma estatueta de bronze em Entertainment Lions for Music para a ação que colocou Elis Regina e a filha, Maria Rita, para cantarem juntas utilizando ferramentas de inteligência artificial generativa. A ação fez parte das festividades de 70 anos da montadora alemã Volkswagen no Brasil.

Durante os próximos três dias do evento, a AlmapBBDO ainda terá a possibilidade de ampliar o número de prêmios, uma vez que a agência é a casa criativa com o maior número de indicações na disputa.

BRASILEIROS NO PALCO. Ainda no segundo dia do festival que premia as campanhas mais criativas do mercado global, representantes de agências e fornecedores brasileiros subiram ao palco do Teatro Lumiére, no Palácio dos Festivais, para receber três Leões de ouro.

O País conquistou as estatuetas douradas nas categorias de Film Craft Lions, para a Moderna; Design Lions, com a campanha da AlmapBBDO para Bradesco Seguros; e Industry Craft Lions, para a VML, para a Coca Coca.

Foi o segundo Leão de ouro da VML com a campanha da Coca-Cola, que recriou logos não autorizados da marca clássica da gigante de bebidas e transformou em rótulos de latas do refrigerantes para serem comercializados em pequenos negócios pelo mundo.

“Esse Leão reconhece um esforço gigante de conectar negócios ao redor do mundo e criar uma campanha global para uma das maiores marcas do planeta. E foi feito de uma maneira igualmente global e integrada, com o time de produção no Brasil, o que mostra não só o poder da criatividade brasileira, mas também nossa capacidade de execução”, disse Nicole Godoy, head de Produção da VML Brasil.

Ao todo, o Brasil conquistou ontem 17 estatuetas, sendo o Grand Prix, três ouros, quatro pratas e nove bronzes. Na soma de prêmios até o momento, o País já garantiu 35 troféus, dos quais seis são de ouro, além do Grand Prix para a AlmapBBDO.

Memória

Campanha premiada da Diageo resgatou papel ‘apagado’ da cantora na Bossa Nova

ECONOMIA & NEGÓCIOS

pt-br

2024-06-19T07:00:00.0000000Z

2024-06-19T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282089166942297

O Estado