Trabalho no fim de semana afasta mão de obra
MÁRCIA DE CHIARA
Um ditado conhecido no meio da panificação diz que padaria só fecha quando o dono morre. É exatamente o fato de a padaria permanecer aberta todos os dias da semana, sem domingos ou feriados – exceto o Natal –, que a profissão de padeiro tem se tornado preterida por boa parte dos trabalhadores, sobretudo os jovens.
Segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nos últimos cinco anos, as profissões de padeiro e confeiteiro acumularam saldo negativo de 10,5 mil vagas, mesmo com aumento do salário inicial na faixa de 35%.
“Boa parte das padarias do centro de São Paulo é 24 horas e os trabalhadores mais jovens não querem se submeter a isso”, afirma o presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, Francisco Pereira de Souza Filho, conhecido como Chiquinho dos padeiros.
Para escapar do trabalho aos domingos, ele observa que nos últimos três anos muitos trabalhadores da padaria migraram para a construção civil, aproveitando o bom momento da atividade.
“O jovem reclama do trabalho aos domingos e a nossa concorrência é a construção civil”, confirma Paulo Menegueli, presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip).
Em maio do ano passado, por exemplo, havia 140 mil vagas em aberto, sendo 49 mil para funções de padeiro, nas 87 mil padarias espalhadas pelo País. Menegueli calcula que esse cenário tem tido poucas alterações de lá para cá.
A Padaria e Confeitaria Palmeiras, localizada no centro da capital paulista, por exemplo, tem muita dificuldade para admitir padeiro, confeiteiro e ajudante. A gerente de recursos humanos da padaria, Amanda Mariano, conta que há 11 vagas em aberto desde o começo do ano: duas de padeiro, duas de confeiteiro, duas de ajudante e cinco de atendente “O motivo é que ninguém quer trabalhar de domingo a domingo.” A equipe da padaria tem hoje nove padeiros e confeiteiros e “está se virando nos trinta” para dar conta do trabalho, brinca ela.l
ECONOMIA & NEGÓCIOS
pt-br
2024-11-03T07:00:00.0000000Z
2024-11-03T07:00:00.0000000Z
https://digital.estadao.com.br/article/282063397474585
O Estado