O Estado de S. Paulo

Brasil está diante de oportunidades, diz o chefe do BC

EDUARDO RODRIGUES GUILHERME PIMENTA

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse ontem que o Brasil pode se beneficiar dos efeitos do choque da guerra envolvendo Rússia e Ucrânia se o País tiver fertilizantes para a produção de alimentos, com a alta dos preços. Esta é a primeira vez que o presidente da autoridade monetária se manifestou publicamente sobre o conflito no Leste Europeu.

“O Brasil não se inseriu nas cadeias globais de valor durante grande parte do período de especialização, e temos agora oportunidade com a redivisão das cadeias globais para estarmos muito mais presentes. Há uma oportunidade secular para o Brasil, se tiver as políticas certas, para entrar nas cadeias globais de valor. O que está acontecendo no mundo é grande oportunidade para o Brasil”, concluiu o presidente do BC.

Ao participar de evento promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela

Fiesp, Campos Neto disse que o conflito entre Rússia e Ucrânia resultou em uma grande crise energética mundial, intensificando os problemas da pandemia. O conjunto de sanções dos países contra a Rússia, disse, é o maior da história, e isso traz implicações para todo o mundo.

INFLAÇÃO. Campos Neto voltou a prever que o pico da inflação em 12 meses ocorrerá em abril deste ano e afirmou que o IPCA passará a recuar a partir de então. De acordo com os analistas de mercado ouvidos semanalmente pelo BC na Pesquisa Focus, a inflação deve ter alta de 0,99% em março e 0,88% em abril. Para maio, porém, os economistas esperam uma deflação de 0,20%.

“Falando em inflação brasileira, devemos chegar ao pico em abril, e voltar a cair. Estimamos que o número de curto prazo seja até um pouco mais alto do que tínhamos imaginado inicialmente”, afirmou.

Campos Neto enfatizou que o Brasil tem se diferenciado de outros países no combate à inflação, com um movimento mais forte de aperto monetário. •

Redesenho Para Campos Neto, haverá nova divisão das cadeias globais de produção

ECONOMIA&NEGÓCIOS

pt-br

2022-03-24T07:00:00.0000000Z

2022-03-24T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282050510563522

O Estado