O Estado de S. Paulo

Fazenda solar em MG teve financiamento do BNDES

I.R.

A Hydro Rein desenvolve outro projeto com a Atlas, também em Minas. A fazenda solar Vista Alegre, tem capacidade de 902 MWp e iniciou operação em janeiro deste ano. O contrato de fornecimento é de 21 anos, e a Hydro Rein tem participação de 20%, além de Albras, por parte do grupo Hydro. Considerado maior complexo solar do País construído em uma única fase, o empreendimento elétrico também recebeu financiamento do BNDES.

Como o nome já indica, o parque eólico Ventos de São Zacarias, situado numa área que engloba parte do Piauí e de Pernambuco, tem capacidade de 456 MW. A parceira no investimento é a Macquarie Asset Management, ligado à gigante australiana Macquarie, desde o ano passado dona de uma participação de 49,9% da Hydro Rein.

Substituição. Na área energética, em seu projeto de descarbonização, a Hydro Alunorte fez também investimento de R$ 1,3 bilhão para substituir óleo combustível por gás natural liquefeito (GNL) em sua refinaria de alumina. O objetivo foi de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 30%.

A empresa assinou contrato com a New Fortress Energy (NFE) para receber GNL, por 15 anos, a partir de um terminal montado no Pará. A previsão era atingir 100% de substituição do óleo combustível (insumo fóssil) por GNL até o final de 2024. E, com essa mudança na matriz energética, reduzir emissões anuais de carbono em 700 mil toneladas.

Consumidora intensiva de energia para fabricar alumínio em Barcarena, a Albras contava com fornecimento cativo da Eletronorte (grupo Eletrobras), em contrato de longo prazo que se encerraria no final do ano passado, recebendo parte da energia da Eletronorte, gerada pela hidrelétrica de Tucuruí, no rio do mesmo nome no Pará. A geração nos parques sob gestão da Hydro Rein começou a substituir a energia de Tucuruí já no ano passado.

Atualmente, informou a Albras, toda a energia consumida por sua fundição vem de fontes renováveis, de uma matriz de geração hidrelétrica e energia solar. A energia solar fornecida para as operações é oriunda dos investimentos realizados pela Albras conjuntamente com a Hydro Rein e a empresa Atlas Renováveis. •

NEGÓCIOS

pt-br

2025-04-05T07:00:00.0000000Z

2025-04-05T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282041922950897

O Estado