O Estado de S. Paulo

Governo prorroga desoneração da folha de pagamento por 2 anos

Anunciada por Bolsonaro, medida vai valer por mais dois anos e beneficiar os 17 setores da economia que mais empregam no País; tema também é discutido no Congresso

EDUARDO GAYER e LAURIBERTO POMPEU

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a prorrogação por dois anos da desoneração da folha de pagamento dos 17 setores da economia que mais empregam. A desoneração reduz os encargos trabalhistas pagos pelas empresas. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara também analisa projeto de desoneração.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem a prorrogação, por mais dois anos, da desoneração da folha de pagamento dos 17 setores da economia que mais empregam. O benefício acabaria neste ano. “Reunido com a (ministra da Agricultura) Tereza Cristina, com o nosso prezado ministro (da

Economia) Paulo Guedes e mais de uma dezena de homens e mulheres representantes do setor produtivo do Brasil, resolvemos prorrogar por mais dois anos a questão que tem a ver com a desoneração da folha”, disse Bolsonaro.

A desoneração beneficia as empresas porque reduz os encargos trabalhistas que são pagos por elas. Hoje, essas empresas podem escolher: ou pagam 20% de contribuição previdenciária sobre os salários dos funcionários ou uma alíquota que vai de 1% a 4,5% sobre o faturamento bruto.

O Congresso analisa a prorrogação do benefício na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Ontem, o deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) apresentou parecer favorável a projeto de lei para estender a desoneração da folha até 2026. Freitas disse ao Estadão que vai ajustar o texto para diminuir o prazo para dois anos, como sugeriu Bolsonaro. Caso o texto seja aprovado na CCJ da Câmara, a proposta pode ir direto para o Senado.

REUNIÃO. Mais cedo, empresários de setores como o de produção de proteína animal, comunicação e de calçados se reuniram com Bolsonaro e Guedes. “Foi uma surpresa muito positiva para nós esse reconhecimento da necessidade da desoneração”, disse a presidente da Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra), Vivien Suruagy.

Segundo ela, em troca da desoneração permanente Bolsonaro pediu apoio a propostas como a que adia o pagamento de precatórios – agora em análise no Senado.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-br

2021-11-12T08:00:00.0000000Z

2021-11-12T08:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282041920372974

O Estado