O Estado de S. Paulo

Serviços crescem 0,9% em maio, acima das projeções

DANIELA AMORIM RIO CÍCERO COTRIM SÃO PAULO

O setor de serviços voltou a crescer em maio, corroborando as expectativas de economistas de um avanço no segundo trimestre. O volume de serviços prestados no País teve uma expansão de 0,9% em relação a abril, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast estimavam alta mediana de 0,2%.

O desempenho dos indicadores de atividade econômica brasileira tem superado as expectativas no segundo trimestre, disse o economista-chefe do Itaú Unibanco, Mario Mesquita. O banco espera um crescimento de 2,0% no Produto Interno Bruto (PIB) de 2022. “Talvez tenha um viés de alta para este número”, ressaltou Mesquita, com a ressalva de que o aperto monetário conduzido pelo Banco Central (BC) deve arrefecer a atividade no segundo semestre.

Houve avanços em todas as cinco atividades pesquisadas: transportes, informação e comunicação, serviços profissionais, serviços prestados às famílias e outros serviços. “Tanto as atividades de caráter presencial quanto aquelas não presenciais mostraram taxas positivas. Em meses anteriores, havia alternância”, disse Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE.

A expectativa, porém, é de retração no setor de serviços já em junho, quando deve recuar 3,12%, preveem as estimativas preliminares da gestora de recursos Terra Investimentos.

Claudia Moreno, economista do C6 Bank, em nota, avaliou que “o crescimento de serviços nesta primeira metade do ano foi impulsionado pela reabertura da economia, que também contribuiu para a recuperação do emprego e, consequentemente, da massa salarial. Mesmo que o rendimento médio do trabalhador se mantenha baixo, o aumento da massa salarial acaba impulsionando o consumo de produtos e serviços, gerando um ciclo positivo para a economia”. •

ECONOMIA & NEGÓCIOS

pt-br

2022-07-13T07:00:00.0000000Z

2022-07-13T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282003266142267

O Estado