Desafios do tema levam à criação de consultorias especializadas
Para auxiliar as corporações a lidar com os tabus que ainda envolvem o tema e a implementar ações efetivas de informação e apoio já existem empresas especializadas, que foram criadas exatamente com essa finalidade.
É o caso da Menospausa, consultoria idealizada pela empreendedora Leila Rodrigues, e que tem como objetivo preparar o ambiente de trabalho para atender adequadamente mulheres que já estão ou ainda irão passar pelo climatério ou menopausa. Embora muitas empresas ainda não adotem políticas específicas para esse grupo, Leila afirma que o tema está sendo mais aceito.
Muitos líderes, incluindo gestores homens, estão dispostos a ouvir e agir, diz a especialista. Apesar do progresso, ainda há desafios, como o fato de a palavra “menopausa” ainda ser um tabu nas organizações.
EVASÃO. Em muitos casos, diz a empresária, as mulheres não se sentem à vontade para falar sobre o assunto no ambiente de trabalho. O levantamento da consultoria Korn Ferry mostrou que a maior fonte de apoio das mulheres que entram no climatério ou menopausa veio de fora do ambiente corporativo – 39% das entrevistadas disseram ter tido amparo fora do trabalho, e apenas 26% relataram ter recebido suporte por meio de políticas e programas das empresas.
Outra razão para que se tenha políticas adequadas é a evasão de mulheres acima dos 45 anos do mercado formal de trabalho. Segundo Leila, além da saída de profissionais experientes, as empresas podem so
Suporte
Estudo mostra que 39% das mulheres buscaram apoio fora do trabalho para lidar com a menopausa
frer impactos financeiros devido aos custos com a rotatividade e aos investimentos para treinar novos funcionários.
A Sociedade Internacional de Menopausa lançou recentemente uma cartilha para orientar empregadores a acolher as funcionárias durante essa fase da vida. O documento sugere a adoção de benefícios estratégicos para mulheres, como folgas em períodos em que os sintomas estejam mais intensos, acesso a especialistas, tratamentos variados e capacitação dos líderes para que possam apoiar as funcionárias e tenham soluções adequadas.
Segundo Leila, a inclusão das mulheres em atividades, eventos e discussões dentro da empresa também é fundamental. Sensibilizar líderes e colegas sobre como lidar com essas questões e garantir que as mulheres sejam incluídas e valorizadas pode melhorar muito o ambiente de trabalho. •
ECONOMIA & NEGÓCIOS
pt-br
2025-01-04T08:00:00.0000000Z
2025-01-04T08:00:00.0000000Z
https://digital.estadao.com.br/article/281986088187990
O Estado