Os ganhos sociais do mercado de carbono
David Canassa Diretor da Reservas Votorantim
Oconceito de um mercado de créditos de carbono surgiu ainda nos anos 1990, com o Protocolo de Kyoto. O foco eram soluções puramente climáticas, mas logo se percebeu sua capacidade de gerar, de forma convergente, impactos sociais positivos. A partir do Acordo de Paris (2015), esses ganhos adicionais – hoje chamados cobenefícios – passaram a ser diretamente atrelados aos projetos de carbono através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização
das Nações Unidas.
O consenso sobre a importância dos cobenefícios nos projetos de carbono vem do amadurecimento da visão holística dos impactos das mudanças climáticas. Uma floresta, por exemplo, não é uma estrutura isolada, e, se os padrões climáticos mudam, ela perde biomassa. Isso se reflete em alterações nos regimes de chuva, volume de água das nascentes e comportamento dos animais. Em comunidades próximas, representa pesca escassa, falta de mobilidade fluvial, má colheita e surgimento de pragas.
Por outro lado, projetos de carbono ligados à conservação e restauração florestal promovem melhora na qualidade do ar, segurança alimentar,
Ao incorporar cobenefícios, cria-se um ciclo virtuoso no qual natureza e pessoas prosperam juntas
saúde, geração de emprego e renda e amortecimento de eventos climáticos extremos. A certificadora Gold Standard
calcula que projetos que envolvem stakeholders locais, com ganhos além do clima, podem gerar o valor compartilhado na casa dos bilhões de dólares.
No Brasil, a legislação de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) evidencia a relevância dos cobenefícios para as diferentes iniciativas, inclusive de carbono. A inclusão de comunidades nos projetos ganha camadas adicionais num país com mais de 500 milhões de hectares de florestas nativas.
Comunidades integradas a projetos potencializam os esforços de conservação, já que o conhecimento local é incorporado aos planos de gestão e a experiência técnica e científica é compartilhada de volta, gerando ganhos (não apenas financeiros) superiores a qualquer alternativa que cause degradação. Surgem, então, cadeias produtivas inclusivas e novos mercados de produtos da floresta.
Para os negócios, a consultoria McKinsey afirma que projetos com cobenefícios são mais atraentes por estarem alinhados às crescentes demandas das empresas por impactos sociais, além dos ambientais.
Ao incorporar cobenefícios a projetos de carbono, é possível unir o combate às mudanças climáticas à promoção de justiça social e desenvolvimento econômico em regiões vulneráveis. Cria-se um ciclo virtuosono qual natureza e pessoas prosperam juntas. •
ECONOMIA & NEGÓCIOS
pt-br
2024-10-09T07:00:00.0000000Z
2024-10-09T07:00:00.0000000Z
https://digital.estadao.com.br/article/281956023222624
O Estado