O Estado de S. Paulo

Parque da Serra do Mar ganhará mais 10 hectares

À maior área conservada de SP será anexado espaço em Cubatão com espécies de fauna e flora ameaçadas

JOSÉ MARIA TOMAZELA

O Parque Estadual da Serra do Mar, a mais extensa unidade de conservação do Estado de São Paulo, ficará ainda maior. O Conselho Estadual de do Meio Ambiente (Consema) autorizou a inclusão ao parque de uma nova gleba equivalente a dez campos de futebol. No espaço de 10,3 hectares foram encontradas espécies de plantas raras, como a palmito-juçara, e animais ameaçados de extinção, como a jaguatirica e o cachorro-do-mato.

A área de vegetação nativa remanescente de Mata Atlântica fica no Núcleo Itutinga Pilões, em Cubatão, na Baixada Santista. O local é conhecido como bairro Cota 200, onde a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) havia erguido o Conjunto Cubatão K, que recebeu famílias retiradas de áreas de risco nas encostas da serra.

O terreno foi doado pela companhia à Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), que administra as unidades de conservação do Estado.

Criado em 1977, o Parque Estadual da Serra do Mar tem 322,2 mil hectares e vai de Ubatuba, na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, a Itariri, no Vale do Ribeira, cobrindo porções de 25 municípios.

Abrange também diversas praias e manguezais: é o maior corredor biológico da Mata

Atlântica no Brasil, com 1.361 espécies de animais e cerca de 1,2 mil de plantas, segundo registros do Ibama. A unidade abriga animais em risco de extinção, como o bicho-preguiça, a anta e a onça-pintada.

FAUNA E FLORA. A inclusão ao parque Serra do Mar foi aprovada em reunião do Consema de 25 de setembro. Houve estudo de fauna e flora do território, que apontou a existência de 38 espécies de plantas, entre elas o palmito-juçara, ameaçado de extinção, e 117 espécies da fauna – 94 de aves e 23 de animais silvestres, alguns também raros, como tatu-galinha e tamanduá-mirim. O diretor executivo da Fundação, Rodrigo Levkovicz, disse que a anexação ao parque impede que novas construções irregulares e invasões ocorram no local. “Está voltando para o Estado uma área de vegetação que, apesar da urbanização em volta, não sofreu intervenção.” No local, serão desenvolvidas ações com foco na educação ambiental.

GRUTAS. Na mesma reunião do Consema, foi aprovada por unanimidade a proposta de criação da Política Estadual de Geodiversidade, Geoturismo e Geoparques para o Estado, apresentada pelo professor José Alexandre de Jesus Perinotto, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp). A pauta passa agora pela Comissão Temática de Políticas Públicas do Consema. A iniciativa visa a preservar cavidades naturais – grutas e cavernas – do Estado, algumas delas, como a Gruta dos Meninos, no Parque Serra do Mar. •

PARA FECHAR... UMA BOA HISTÓRIA

pt-br

2024-10-08T07:00:00.0000000Z

2024-10-08T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281947433284917

O Estado