O Estado de S. Paulo

Superondas de calor se espalham pelos oceanos de todo o mundo e afetam clima

Mais quentes, oceanos estão causando mudanças drásticas na vida marinha, no nível do mar e nos padrões climáticos

DELGER ERDENESANAA

Ondas de calor incomuns ocorreram em todas as principais bacias oceânicas do planeta nos últimos anos. E alguns desses eventos se tornaram tão intensos que os cientistas cunharam um novo termo: superondas de calor marinhas.

“Os ecossistemas marinhos onde ocorrem as superondas de calor marinhas nunca experimentaram uma temperatura da superfície do mar tão alta no passado”, disse Boyin Huang, oceanógrafo da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).

Os cientistas definem ondas de calor marinhas de formas diferentes. Mas, à medida que o clima do planeta muda, os oceanos são fundamentalmente alterados, pois absorvem o excesso de calor retido na atmosfera pelos gases de efeito estufa, com a queima de combustíveis fósseis.

MUDANÇAS. Oceanos mais quentes estão causando mudanças drásticas na vida marinha, no nível do mar e nos padrões climáticos. Algumas das vítimas mais visíveis do aquecimento dos oceanos têm sido os recifes de corais. Quando as temperaturas do oceano sobem muito, os corais podem branquear e morrer. Cerca de 84% dos recifes no mundo sofreram estresse térmico com níveis de branqueamento entre janeiro de 2023 e março de 2025, conforme relatório recente.

No ano passado, o mais quente já registrado, o nível do mar subiu mais rápido do que os cientistas esperavam. Pesquisas mostraram que a maior parte dessa elevação veio da expansão da água do oceano à medida que esquenta, o que é conhecido como expansão térmica, e não do derretimento de geleiras e camadas de gelo, que nos últimos anos foi o maior contribuinte para a elevação do nível do mar.

O excesso de calor nos oceanos também pode afetar os padrões climáticos, tornando os furacões mais propensos a se intensificarem rapidamente. No sudoeste do Pacífico, o calor do oceano em 2024 contribuiu para uma série recorde de ciclones tropicais nas Filipinas.

Aquecimento global

Oceanos absorvem excesso de calor retido na atmosfera pelos gases de efeito estufa

Marta Marcos, física da Universidade das Ilhas Baleares, na Espanha, foi a autora de um estudo recente publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, que concluiu que as mudanças climáticas foram responsáveis pela maioria das ondas de calor marinhas que ocorreram nas últimas décadas. •

METRÓPOLE

pt-br

2025-06-12T07:00:00.0000000Z

2025-06-12T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281934548905367

O Estado