O Estado de S. Paulo

O impacto da pulverização nos direitos de transmissão

Paulistão é transmitido na TV aberta, fechada e streaming em modelo que ajuda a aumentar a arrecadação das equipes, mas torcedor se perde para sintonizar partidas

MARCOS ANTOMIL

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O interesse pelos Campeonatos Estaduais tem sido bastante debatido no futebol brasileiro nos últimos anos. Há argumentos a favor, contra e, principalmente, pela reformulação do modelo de disputa. Esse debate afeta também os anseios das televisões em transmitirem os eventos e causa impacto direto na relação entre o torcedor e seu time.

Tomando por base o Campeonato Paulista, desde 2022 a Globo não transmite mais o evento. A Record venceu a concorrência na TV aberta até 2025, com a TNT exibindo partidas na TV fechada, além do YouTube e os serviços de streaming do Paulistão Play e HBO Max. As partidas dançam pelos canais e o torcedor tem dificuldades para encontrar o jogo do seu time.

Neste ano, os jogos do pacote do YouTube passaram a ser transmitidos pelo canal do produtor de conteúdo Casimiro Miguel, a CazéTV.

ESCOLHA. Há mais opções para acompanhar as partidas do seu time, mas com tantas emissoras e streaming com direito de transmissão, o torcedor se sente muitas vezes confuso para descobrir onde assistir aos jogos. “Pulverizar os direitos proporciona o acesso através de diferentes plataformas, além de seguir uma tendência dos mercados mais avançados, todavia, é importante ser efetivo na comunicação para que o público acesse o conteúdo e aos poucos se familiarize com a nova tendência”, diz Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.

As transmissões na Record e no YouTube são gratuitas. No caso da TNT, é necessário adquirir pacote de tevê por assinatura ou assinar a HBO Max, que custa R$ 34,90 por mês ou

Lei do mandante Regra permite que clube negocie o direito de transmissão sem que haja acordo com o visitante

R$ 239,90 por ano. Já o Paulistão Play custa R$ 19,90 por mês ou R$ 49,90 pelo torneio.

“Estamos no terceiro ano consecutivo com o novo modelo de transmissões multiplataformas. A visibilidade é crescente, de modo a oferecer ao torcedor mais opções de transmissões, com muito mais jogos ao vivo em plataformas gratuitas, contemplando os 16 clubes. Jamais alcançamos números tão expressivos e relevantes, abrangendo desde os mais jovens torcedores até o público tradicional. Mais de 100 milhões de pessoas assistiram aos jogos do Paulistão 2023, um aumento de 105% em relação à edição de 2022’’ ,afirmou o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos.

No restante do Brasil, as transmissões também ficaram mais pulverizadas. O Grupo

Globo, a quem pertence o canal Premiere, não transmite o Paulista, mas não deixou de ser um player importante no futebol estadual e exibe partidas dos Campeonatos Mineiro, Gaúcho e do Vasco no Carioca, por exemplo.

MAIOR PREMIAÇÃO. No Paulistão, os valores referentes a direitos de transmissão e marketing aumentaram em 20% em comparação com a temporada passada. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos esperam receber ao menos R$ 40 milhões em 2024. “O futebol, como um todo, está atrás de dinheiro. Vale reforçar que, para que seja bom para todos, existe sempre a necessidade de uma competição forte e organizada. É claro que ainda estamos atrasados neste pilar de transmissão, mas os movimentos que aconteceram nos últimos anos trazem uma certa evolução, onde ficamos décadas vendo o mercado mundial evoluir consideravelmente”, defende Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.

Em um levantamento feito até a quarta rodada do Paulistão 2024 pela IDados, ficou registrado um crescimento de 456% na audiência do Estadual no YouTube. Neste ano, a CazéTV tem, em média, 1.726.542 milhão de espectadores por jogo.

“Pulverizar os direitos proporciona o acesso através de diferentes plataformas, todavia, é importante ser efetivo na comunicação para que o público acesse o conteúdo e se familiarize com a nova tendência”

Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo

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2024-02-16T08:00:00.0000000Z

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