O Estado de S. Paulo

Formato berliner traz inovação para jornais

Tamanho intermediário entre standard e tabloide vem sendo adotado com sucesso por veículos na Europa, na Ásia e na América Latina

Luiz Raatz Faltam 3 dias para o novo Estadão impresso

Uma das primeiras aulas da faculdade de jornalismo consistia em explicar a diferença nos formatos dos jornais impressos. O standard é o chamado “jornalão”. Formato mais usado no Brasil, é aquele que você dobra no meio e consegue até se esconder detrás da página. Já o tabloide é bem menor, quase do tamanho de uma revista. O exemplo usado por quase todos os professores eram os jornais gaúchos. E, por fim, há o formato germânico. Um meio do caminho entre os dois.

O germânico, ou berliner, tem esse nome por ter sido adotado no começo do século 20, em contraste com o tradicional formato francês, standard. Tem 31,5 cm por 47 cm e é mais fácil de manusear na comparação com o standard. “O berliner conserva o desenho do standard, mas é mais elegante. E não tem o impacto negativo que poderia ter o tabloide, mais associado ao sensacionalismo. A primeira reação do leitor foi de surpresa, mas nos tornamos claramente um jornal mais moderno, mais ágil. O leitor agradeceu”, diz Jorge Rosales, editor da versão impressa do jornal argentino La Nación, que concluiu a adoção do formato este ano.

Novidade no Brasil, com a mudança gráfica do Estadão ,o berliner ganhou popularidade na Europa na virada do milênio. Os pioneiros foram os suecos. Na Escandinávia, o teste começou pelos suplementos, onde são publicadas notícias mais leves, sobre gastronomia, turismo e cultura. O Dagens Nyheter, de Estocolmo, adotou essa tática de apresentar o formato aos poucos aos leitores em 2004. E deu certo.

O sucesso do berliner atravessou o Mar do Norte e ancorou na Inglaterra, país de larga tradição na imprensa escrita. Àquela altura, o formato também era um indicativo de seu conteúdo. Os jornais publicados em formato standard, como The Times e Guardian, eram tidos como mais sérios, e os tabloides, como The Sun e Daily Mirror, identificados com o sensacionalismo.

Coube ao Guardian, uma publicação bicentenária no Reino Unido, a iniciativa de modernizar seu formato, em 2005. O jornal fez um estudo profundo sobre diferentes tamanhos e chegou à conclusão de que o berliner era a melhor opção. Outros diários, como o Independent, chegaram a publicar dois formatos simultâneos para ver qual era o mais aceito pelo leitor. O formato germânico, novamente, foi o vencedor. Mas, sem dinheiro para trocar as impressoras, o jornal acabou adotando o formato tabloide.

Com o sucesso no Reino Unido, o formato se espalhou para outros países da Europa na primeira década do século. Le Monde e Le Figaro, na França, La Stampa e La Repubblica, na Itália, e o Expresso, em Portugal, são algumas das publicações que preferiram o berliner.

As razões para isso foram atestadas em pesquisas. O Independent, por exemplo, descobriu que 90% de seus leitores preferem o formato germânico, que consideram mais amigável e portátil. O tempo de leitura é maior e o conteúdo é assimilado com maior eficácia. Pesquisas feitas na Bélgica, pelo diário Gazet van Antwerpen, indicam que o impacto da publicidade também é maior no berliner.

O formato também foi adotado em vários países da Ásia, como na Coreia do Sul, onde o diário Joongang Ilbo foi um dos primeiros a iniciar a transformação, em 2009. O principal jornal de língua inglesa dos Emirados Árabes, Gulf News, adotou o formato berlinense em 2012, o primeiro no Oriente Médio.

Nos últimos anos, o formato atravessou o Atlântico e passou a ser usado na América Latina. O jornal El Comercio, de Lima, um dos mais antigos do continente, mudou para o germânico recentemente. O mesmo ocorreu com La Nación, da Argentina, e os chilenos La Tercera e El Mercurio.

Modernidade • “O berliner conserva o desenho do standard, mas é mais elegante. A primeira reação do leitor foi de surpresa, mas nos tornamos um jornal mais moderno. O leitor agradeceu” Jorge Rosales EDITOR DO JORNAL ‘LA NACIÓN’

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2021-10-14T07:00:00.0000000Z

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