O Estado de S. Paulo

Ultrafarma atrasa as entregas de compras e culpa novo equipamento

Clientes se queixam também de dificuldade para se comunicar com a empresa; ‘Estadão’ tem recebido reclamações há 1 mês

LARA CASTELO

Clientes da rede farmacêutica Ultrafarma vêm sofrendo com atrasos na entrega de medicamentos e dificuldades para se comunicar com a empresa. Há cerca de um mês, relatos têm sido enviados ao Estadão sobre o assunto. Além disso, diversas reclamações foram publicadas no site Reclame Aqui – mais de 400 entre segunda e ontem. As redes sociais da empresa também concentram inúmeras queixas.

Segundo a Ultrafarma, os atrasos ocorrem pela instalação de esteiras de separação automática dos produtos. Uma das clientes afetadas pelo atraso é Vanderleia Pires, de 46 anos. Ela mora em Cabreúva, no interior de São Paulo, e em 5 de março comprou remédios de uso contínuo para ela, seu pai e seu filho no site da Ultrafarma. Segundo Vanderleia, a escolha pela empresa foi motivada justamente pelo curto prazo de entrega prometido, de até quatro dias úteis. Mas, até segunda-feira, ela não havia recebido os produtos ou conseguido respostas da área responsável, seja pelo site, por e-mail ou por telefone. Por isso, acabou fazendo a compra em outra farmácia.

DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO. Para Márcio Henrique Luzio, cliente que relatou esperar 15 dias por um pedido com prazo de um a dois para entrega, essa dificuldade de comunicação é o mais grave da situação. “Mesmo que existam problemas de logística, isso não justifica a falta de transparência com o consumidor”, disse ao Estadão. Para ele, as vendas da empresa deveriam ser suspensas até que a situação fosse regularizada.

Hoje, as vendas seguem disponíveis pelo site e por aplicativos da marca. A última publicação da empresa no Instagram, feita no dia 7 de março, incentiva os consumidores a aproveitarem uma oferta de produtos.

LOGÍSTICA. De acordo com a empresa, os atrasos são resultado de uma mudança logística: a instalação de esteiras de separação automática de produtos. Essa alteração, conforme a Ultrafarma, visa a melhorar a experiência do cliente. Contudo, a novidade vem apresentando instabilidade, o que ocasionou os atrasos e congestionou os canais de atendimento, explica a empresa, em nota.

Ainda de acordo com a Ultrafarma, ontem a situação já estava sendo normalizada e a expectativa é de que o envio dos pedidos seja feito em menos de dez dias. Em nota, a rede de farmácias disse estar “trabalhando incansavelmente para reparar os transtornos”. Em comunicado no Instagram em 29 de fevereiro, a Ultrafarma disse que estaria à disposição para cancelar os pedidos e indenizar prejuízos que tenham sido causados pelos atrasos. •

Justificativa da empresa Foram instaladas esteiras de separação automática de produtos, que têm apresentado instabilidade

METRÓPOLE

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2024-03-20T07:00:00.0000000Z

2024-03-20T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281831468721329

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