O Estado de S. Paulo

Brasileiros estão entre os mais ansiosos com cálculo; OCDE sugere ‘mentalidade’

Mais especificamente Pisa destaca que ‘crença’ em si mesmo faz a diferença; nórdicos se destacam entre menos ansiosos

RENATA CAFARDO E LEON FERRARI

Quase 6 em cada 10 (57,2%) brasileiros relatam ficar “muito nervosos” ao resolver problemas matemáticos. Essa é a 6.ª maior taxa em relação aos demais países avaliados pelo Pisa). Mais da metade (54,4%) também se sente assim quando faz o dever de casa. Os níveis mais baixos de ansiedade tendem a ocorrer em países cuja pontuação média em Matemática está acima da média da OCDE, mais notavelmente em Dinamarca, Finlândia, Suíça e nos Países Baixos. Curiosamente, quatro asiáticos com alta ansiedade (Hong Kong, Japão, China e Taiwan) também estão no topo do ranking.

De maneira geral, o Brasil aparece entre os que mais pontuaram no índice de “ansiedade matemática”, que afere os sentimentos e sensações dos estudantes em relação à matéria. Para se ter ideia, a média da porcentagem de estudantes de países da OCDE que ficam muito nervosos ao resolver problemas matemáticos é de 39,4%. A ansiedade matemática está associada negativamente aos resultados dos estudantes na disciplina, como o Pisa já havia demonstrado em 2012.

No Brasil, especificamente, os menos ansiosos tiveram uma vantagem de 34 pontos. Os mais apreensivos, desvantagem de 10. Segundo o relatório, para enfrentar a ansiedade matemática, é preciso melhorar o ensino da disciplina, com foco em resolução de problemas do “mundo real”, mas também “compreender e abordar as atitudes e emoções” dos alunos em relação a cálculos.

MINDSET. O documento frisa que algo que pode ajudar os estudantes a superar a ansiedade relacionada ao desempenho é o que o Pisa chama de “mindset” (mentalidade, em tradução livre ao português). Ele basicamente diz respeito à crença do estudante sobre a possibilidade de transformação (maleabilidade, nas palavras do documento) de suas habilidades e inteligência.

Para conseguir calcular isso, a pesquisa perguntou se os estudantes concordavam com a frase: “Sua inteligência é algo sobre você que você não pode mudar muito”. Aqueles que concordaram têm um ‘mindset’ fixo (fixed mindset, em inglês), já os que discordam têm uma mentalidade de crescimento (growth mindset), segundo o estudo.

O mindset de crescimento, ao contrário da ansiedade matemática, está positivamente associado a resultados. Os dados mostram que mesmo os estudantes mais ansiosos se beneficiam de ter mentalidade de crescimento. Entre os alunos dos níveis mais elevados de ansiedade matemática, ter um mindset de crescimento representou uma vantagem de até 18 pontos na nota. •

METRÓPOLE

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2023-12-06T08:00:00.0000000Z

2023-12-06T08:00:00.0000000Z

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