O Estado de S. Paulo

Sem unidade na bancada, PSDB adia decisão

/ COLABOROU DANIEL WETERMAN Felipe Frazão

A Executiva Nacional do PSDB se reuniu ontem para discutir se a sigla adotaria uma posição favorável ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro, mas não chegou a uma decisão. Convocado pelo presidente do partido, Bruno Araújo, o encontro virtual debateu uma reação aos discursos antidemocráticos de Bolsonaro em atos do 7 de Setembro, mas não houve unidade.

A direção do partido, que agora se diz de oposição, pressiona para tentar mudar conduta de tucanos apoiadores do governo no Congresso. Segundo nota do PSDB, a decisão em passar a integrar a oposição foi unânime.

Nos bastidores, integrantes da direção tucana reconheceram que o discurso do presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-al), em defesa de uma “pacificação” sem dar margem ao impeachment, influenciou o debate no PSDB. Para um dirigente partidário ouvido reservadamente, a fala calculada de Lira “jogou um balde de água fria” na expectativa de quem apoia o afastamento de Bolsonaro.

A avaliação na Câmara é de que, sem o apoio formal de partidos de centro, o pedido de impeachment não tem chance de prosperar. Hoje, as siglas de oposição reúnem 132 deputados. Mesmo que haja uma adesão de todas as legendas consideradas independentes e não ocorra dissidência nas bancadas, o número não chegaria aos 342 votos necessários para que a cassação seja aprovada.

Na reunião do PSDB, houve uma tentativa de incluir o impeachment no texto da nota, citando o processo como uma forma de “impedir Bolsonaro de agravar a crise”. A bancada da Câmara barrou. Entre os deputados, há maior adesão ao governismo, o que levou deputados a pedirem que referência fosse retirada para conversarem por mais uma semana na bancada.

No PSD também não houve avanços no debate sobre impeachment. Os deputados da sigla reconhecem que não há maioria na bancada da Câmara.

Diferentemente do PSDB e do PSD, que não chegaram a nenhuma decisão ainda, o Podemos anunciou ser contrário ao afastamento de Bolsonaro.

Política

pt-br

2021-09-09T07:00:00.0000000Z

2021-09-09T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281745567504597

O Estado