O Estado de S. Paulo

Obra roubada por nazista aparece em Mar del Plata

A pintura Retrato de uma Dama (Contessa Colleoni), do italiano Giuseppe Ghislandi, conhecido como Fra’ Galgario, foi saqueada pelos nazistas há mais de 80 anos e reapareceu no site de uma imobiliária que anuncia uma casa à venda na Argentina.

Com base na informação, divulgada primeiro pelo jornal holandês Algemeen Dagblad, a polícia realizou ontem uma batida no imóvel em Mar del Plata, que pertence a Patricia Kadgien, filha de um funcionário do regime nazista que fugiu para a Argentina.

A Polícia Federal Argentina (PFA) informou ter encontrado mais de 25 gravuras de coleções alemãs e francesas, da década de 1940, juntamente com documentos, dois celulares, um revólver e uma escopeta – mas nada do quadro de Fra’ Galgario, que na foto do site da imobiliária aparece pendurado acima de um sofá na sala de estar.

FUGA E MORTE. De acordo com a Direção Geral de Cooperação Internacional, a obra pertencia ao galerista Jacques Goudstikker, que morava em Amsterdã e fugiu por volta de 1940 para escapar da invasão nazista. No navio, ele caiu no porão, quebrou o pescoço e morreu no meio do Canal da Mancha.

A coleção de mais de 1.100 obras de Goudstikker foi comprada em uma venda forçada, por uma pequena fração de seu valor real, pelo comandante nazista Hermann Goering. Após o desaparecimento, o quadro entrou em um banco de dados de arte perdida e foi listado pelo Ministério da Cultura da Holanda como “não devolvido” após a 2.ª Guerra.

De acordo com o canal alemão Deutsche Welle (DW), Friedrich Kadgien, pai de Patricia, era um mago das finanças, especialista em lavagem de dinheiro. Ele foi um dos assessores mais próximos de Goering e se tornou um dos homens mais procurados após a guerra – ele morreu em 1978, na Argentina.

A polícia afirmou que Patricia nunca mencionou o quadro e se recusou a dar declarações durante a operação de ontem em sua casa. Ela é professora de ioga em Mar del Plata. Seu marido também se recusou a falar com a imprensa. •

INTERNACIONAL

pt-br

2025-08-28T07:00:00.0000000Z

2025-08-28T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281736980565907

O Estado