O Estado de S. Paulo

INSS reduz atendimento presencial e dobra gasto

Uma auditoriainterna do Instituto Nacional do SeguroSocial (INSS) apontouqueo órgão dobrouos gastos com atendimentos presenciais, apesar de atender cada vez menos beneficiários nas agências. O custo por atendimento presencial no órgão cresceu 116% de 2019 a 2023, mas essa modalidade de assistência caiu 61% no período, segundo o documento da Auditoria-Geral do INSS, obtido pela Coluna. O relatório, que apurou a gestão financeira até o fim de 2024, afirmou ainda que o instituto não adequou suas unidades à transformação digital. Procurado, o INSS afirmou que o custo envolve contratos antigos e que vai recompor sua infraestrutura digital. Nos últimos anos, o governo vem aumentando a prestação de serviços online, que é mais barata que a presencial. • EXPLIQUE. A ministra Cármen Lúcia, do STF, deu prazo de cinco dias para o governador do Pará, Helder Barbalho, se manifestar sobre a sanção de uma lei criticada porque enfraqueceria a educação indígena. Em protesto à nova regra, um grupo de indígenas ocupa há 23 dias a Secretaria de Educação do Estado, em Belém, cidade-sede da COP-30.

• OUTRO LADO. Procurado, o governo do Pará não se manifestou sobre a decisão de Cármen Lúcia. A gestão Helder Barbalho nega que as mudanças na lei prejudiquem educação indígena.

• IGUAL. A servidora Ana Paula de Albuquerque Lima, chefe de gabinete do senador Davi Alcolumbre citada por alvos da PF na investigação sobre o “Rei do Lixo” pela gestão de emendas parlamentares, foi transferida para o mesmo posto na presidência do Senado. A mudança foi publicada no Diário Oficial. Ela e Alcolumbre não são investigados. • SEM... Alvo de uma ação popular, como revelou a Coluna, a prefeita de Zé Doca (MA), Flavinha Cunha (PL), tem prazo de três dias para explicar à Justiça por que decidiu substituir o tradicional carnaval da cidade por um evento gospel. A ação aponta inconstitucionalidade no uso dos recursos públicos no evento.

• ...FOLIA. O advogado Jean Menezes de Aguiar, que move a ação, afirma que o “Adora Zé”, como o evento vem sendo chamado, fere a laicidade do Estado , promove discriminação religiosa e representa malversação de dinheiro público. Procurada, a prefeita não respondeu.

• PONTUALIDADE. Sob nova direção, a Câmara voltou a iniciar as votações em plenário, ontem, às 16h. O novo presidente da Câmara, Hugo Motta (RepublicanosPB), também prometeu concluir as sessões de quarta-feira até as 20h para evitar os “madrugões” frequentes na gestão Lira. • MUITA... O Planalto quer reforçar o papel de Geraldo Alckmin como vice-presidente. A ideia é que ele divida com Lula as viagens pelo País para divulgar ações do governo. A orientação faz parte da estratégia para tentar melhorar a popularidade e buscar a reeleição em 2026.

• ...COINCIDÊNCIA. A “missão” vem a calhar num momento em que Lula avalia tirar Alckmin do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para acomodar o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Procurado, o vicepresidente não comentou.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-br

2025-02-05T08:00:00.0000000Z

2025-02-05T08:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281569476426251

O Estado