O Estado de S. Paulo

Teles poderão reduzir número de lojas físicas e vender planos com atendimento 100% digital

COLABORARAM DANIEL WETERMAN, VINÍCIUS VALFRÉ E MONICA GUGLIANO

As empresas de telefonia poderão reduzir o número de lojas físicas e vender planos que ofereçam apenas atendimento digital para resolver os problemas do dia a dia dos clientes. As operadoras, por outro lado, terão de diminuir as ligações indesejadas aos consumidores. As novas regras foram aprovadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, empresas como Tim, Vivo e Claro devem manter ao menos uma loja de atendimento presencial para regiões com 100 mil habitantes ou mais, com uma unidade adicional quando houver 400 mil moradores. Com o novo modelo, elas somente serão obrigadas a prestar atendimento presencial em regiões que tenham 100 mil usuários ativos, independentemente do número de habitantes.

• IMPACTO. Na prática, o número de lojas físicas no País pode cair de 2.800 para 789, conforme projeções da própria Anatel. Ou seja, em muitas localidades, o consumidor dependerá exclusivamente do “0800” ou do atendimento virtual para resolver seus problemas.

• CENÁRIOS. A fragmentação de candidatos à sucessão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve ser estimulada pelo Planalto. Se Lula estiver com popularidade alta e a economia deslanchar em 2025, ano de eleição para o comando do Congresso, a influência do governo aumenta. A avaliação é do analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Neuriberg Dias.

• ANÁLISE. “Dificilmente Lula vai declarar apoio a um candidato, mas o governo deve estimular essa divisão”, afirma Dias. Alas do PT defendem candidatura própria à presidência da Câmara.

• CASAMENTO. A possibilidade de o apresentador José Luiz Datena (PDT) finalmente confirmar uma candidatura e ser o vice de Tabata Amaral (PSB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo animou os defensores de uma federação partidária entre PSB e PDT, que pode sair em 2025.

• QUERO... O senador Carlos Viana quer um partido para chamar de seu em Minas Gerais. Em busca de mais protagonismo no Estado, segundo maior colégio eleitoral do País, o parlamentar avalia trocar o Podemos, mesmo depois de articular a filiação de colegas à legenda, pelo Republicanos ou MDB.

• ...MAIS. Após disputar o governo mineiro em 2022 pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, o novo foco de Viana é concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte no ano que vem. A interlocutores, porém, afirma que só garante sua candidatura se comandar um partido no Estado.

• NOVIDADE. Lu Alckmin lança hoje uma padaria artesanal, em parceria com a Arquidiocese de Brasília. Casada com o vice-presidente Geraldo Alckmin, Lu vai reeditar um projeto levado a cabo em São Paulo, quando seu marido era governador e ela presidia o Fundo Social de Solidariedade. A iniciativa tem o objetivo de gerar emprego e renda, oferecendo cursos de panificação, com apoio de Senai, Senac e Sebrae. A unidade Polo funcionará na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês. Haverá outras 30 padarias no DF.

NEWS

pt-br

2023-11-06T08:00:00.0000000Z

2023-11-06T08:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281565180469453

O Estado