O Estado de S. Paulo

Plano para ligar Santos e Guarujá tem ponte e túnel

Transportes União inclui passagem sob o mar na concessão do porto prevista para este ano; Estado quer ponte sem verba pública e as prefeituras defendem os dois projetos

JOSÉ MARIA TOMAZELA

Autoridades tentam tirar do papel a obra de ligação seca entre Santos e Guarujá, as duas maiores cidades do litoral de São Paulo, ideia já discutida há cerca de cem anos. O governo de São Paulo afirma esperar há mais de um ano aval da União para erguer uma ponte e ameaça ir à Justiça para levar a iniciativa à frente. Já o governo federal tem planos de construir um túnel submerso de 1,7 mil metros. E as prefeituras querem as duas obras.

A União anunciou a inclusão da obra do túnel no projeto de privatização do Porto de Santos, prevista para o fim do ano. Conforme o Ministério da Infraestrutura, com a desestatização da Autoridade Portuária de Santos, será criada a empresa Túnel S.A., com aporte previsto de R$ 3 bilhões como parte dos investimentos obrigatórios que serão usados para a construção da estrutura.

Em 20 de janeiro, o Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Ministério da Economia publicou resolução recomendando a qualificação dos estudos para construção e operação do túnel imerso junto aos ativos a serem ofertados à iniciativa privada com o leilão do porto. Conforme a pasta da Infraestrutura, o túnel terá parte dos investimentos de R$ 16 bilhões previstos com a desestatização. A obra deve custar entre R$ 2,9 bilhões e R$ 3,8 bilhões. Como o túnel prioriza o tráfego urbano, parte dos R$ 11 bilhões que o governo receberá do arrendamento servirá para aumentar a capacidade da linha férrea, reduzindo a dependência dos caminhões para a movimentação de cargas.

Empresas e associações criaram o movimento “Vou de Túnel” para defender a passagem submersa. Segundo o engenheiro Casemiro Tércio Carvalho, porta-voz do movimento, o túnel terá três faixas de rodagem no sentido do Guarujá, três no sentido de Santos, ciclovia e faixa de pedestre, além de espaço para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre as duas cidades.

PONTE. Já o Executivo estadual prevê uma ponte com vão de 750 metros de extensão e 85 metros de altura para transpor o canal marítimo. Secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto diz que o projeto da ponte vem sendo trabalhado desde 2019 e foi protocolado no Ministério da Infraestrutura em novembro de 2020. “O governo federal não deu resposta e criou falsa polêmica, inserindo o projeto do túnel. O Estado não é contra a ligação seca entre Santos e Guarujá. É razoável pensar em ter a ponte e o túnel, mas é preciso pensar no custeio.” A ponte não exigiria verba pública, pois poderia ser feita como contrapartida pela Ecovias, que tem a concessão do Sistema Anchieta-imigrantes. A Infraestrutura disse conhecer o projeto da ponte, mas vê melhor opção no túnel.

As prefeituras de Santos e Guarujá defendem as duas obras. “Se o Estado tem o mais difícil, a solução financeira, por que não fazer a ponte, essencial para a expansão do porto na área continental? Da mesma forma, o túnel é fundamental para atender as 26 mil pessoas que todo dia usam balsas”, diz Rogério Santos (PSDB), prefeito de Santos. •

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2022-03-02T08:00:00.0000000Z

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