Seis destinos para curtir só mar e sol
Alguns, como Bonete ( foto), não têm nem sinal de celular
ANA LOURENÇO
Durante o verão, o desejo de fugir da rotina e aproveitar dias ensolarados à beira-mar aumenta. As praias do Estado oferecem refúgio para quem busca descanso, diversão e contato com a natureza. Seja para relaxar ao som das ondas ou colocar o corpo em movimento, o litoral paulista é repleto de opções para recarregar as energias.
PRAIA DAS CONCHAS
Com 102 praias e mais de 20 ilhas ao longo de sua orla, Ubatuba, no litoral norte, conta com uma praia mais escondida, a Praia das Conchas. Para chegar lá é preciso percorrer uma trilha de 20 minutos, que fica entre as pedras da extremidade esquerda de quem olha para o mar da Praia do Félix. O trajeto é fácil, mas sem sinalização.
Como o nome indica, a Praia das Conchas tem todo o chão formado por infinitos cacos, pedaços e poeiras de conchinhas espalhados por seus quase 10 metros de extensão (sim, ela é minúscula, o que só aumenta seu charme). O cenário é lindo, mas é preciso cuidado ao caminhar. Com seu mar calmo, se torna ponto imperdível para famílias e aventureiros.
PRAIA DO CEDRO
Também em Ubatuba fica a Praia do Cedro Sul ou Praia do Cedro do Sul (para não ser confundida com a Praia do Cedrinho, no centro). O espaço é conhecido entre os trilheiros como um dos mais exuberantes do percurso das 7 praias por causa de suas águas cristalinas e da bica de água doce. Além disso, há a vegetação nativa em todo o entorno: um refúgio natural do sol forte – e também, claro, um lembrete de que é hora de reforçar o repelente.
Na alta temporada, a praia é relativamente badalada, principalmente pelos visitantes que chegam em embarcações. Mesmo nos dias movimentados, dá para alugar caiaque, prancha de stand up paddle (SUP) ou equipamento de mergulho.
MARESIAS
Em São Sebastião, a chamada “praia dos surfistas” tem quase 4 km de extensão cercados por um mar bravo e uma orla com muito comércio. É possível conhecer Maresias também em passeio de bike em três horas e extensão de 7 km. Se gosta de trilhas, vá de Maresias até a Praia Paúba. O trajeto é considerado de nível médio, com dois quilômetros percorridos em 40 minutos. Mas não vá em dias de chuva: o caminho pode ficar escorregadio.
BALEIA
A partir de Maresias, seguindo no sentido de Santos, você chega à Praia da Baleia – ali ficam as águas mais calmas da região. No mar, você caminha metros e metros até a água chegar à cintura. É um ótimo lugar para prática de SUP. Logo em frente, há uma pequena ilha com o formato de... baleia, é claro. A ilha em si não tem nada além da vegetação, mas vale a pena a visita de barco às ilhas Montão de Trigo e das Couves. Fique atento ao limite de visitação diária.
PRAIA DO BONETE
As praias de Ilhabela competem entre si em termos de beleza, mas o Bonete é quase uma preciosidade secreta – só é possível chegar lá em trilhas ou veículos 4x4. Os moradores vivem da pesca e do turismo e por ali não há sinal de celular ou internet. Ou seja: conexão somente com a natureza. Ao longo da trilha que leva até o Bonete você encontra três cachoeiras: Laje, Areado e Saquinho. Se quiser esticar o passeio, vá até a Praia do Perequê, perfeita para a prática de kitesurfe, SUP e caiaque.
DUNAS DO ARAÇÁ
No extremo norte de Ilha Comprida, as Dunas do Araçá ficam próximas à praia de mesmo nome e à Ponta da Praia, a 7 km do centro. O local guarda uma beleza natural praticamente intocada, com vegetação nativa e pássaros. Para chegar ali, é preciso seguir pela Avenida Beira-Mar até uma estrada de terra, onde é possível encontrar opções de pousadas e camping para hospedagem, além de um estacionamento. Na volta, ainda é possível dar um mergulho na praia.
Apesar de ser um dos primeiros locais do Brasil a receber europeus degredados ainda no século 15, a ilha é um município relativamente jovem no litoral sul de São Paulo – foi emancipado há pouco mais de 30 anos. Mas, com 100% do seu território declarado como Área de Proteção Ambiental (APA), a cidade se mantém até hoje como um dos pontos mais preservados de todo o litoral, com praias espalhadas ao longo de 74 quilômetros.
PRIMEIRA PÁGINA
pt-br
2025-01-17T08:00:00.0000000Z
2025-01-17T08:00:00.0000000Z
https://digital.estadao.com.br/article/281539411615483
O Estado