O Estado de S. Paulo

Morre, aos 84 anos, o músico que foi chamado de ‘Pelé do Piano’

Pianista que tocou nas principais orquestras do mundo também resgatou obra de artistas do País

Brasileiro que tocou com as principais orquestras do mundo lutava contra um câncer no intestino.

Chamado de “O Pelé do Piano” pela revista La Suisse, morreu ontem aos 84 anos o pianista Arthur Moreira Lima. A notícia foi confirmada pela família por meio do Instituto Piano Brasileiro. Internado havia um ano, ele lutava contra um câncer de intestino. Desde 1993, residia em Florianópolis (SC).

“Nossos agradecimentos a esse gigante incomparável, por tudo que fez pela cultura brasileira e pianística. Que seu nome seja sempre reconhecido entre os heróis brasileiros”, publicou o Instituto Piano Brasileiro nas redes sociais.

CARREIRA. Nascido no Rio de Janeiro em 1940, Moreira Lima começou seus estudos de piano aos 6 anos de idade – e, aos 8, iniciou a carreira profissional ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira. Era o início de uma trajetória que o consagraria como um dos maiores pianistas brasileiros.

Sua formação incluiu estudos com renomados professores como Lúcia Branco, no Brasil; Marguerite Long, em Paris; e Rudolf Kehrer, em Moscou.

Em 1965, Moreira Lima alcançou destaque internacional ao conquistar o segundo lugar no Concurso Chopin, em Varsóvia. Cinco anos depois, garantiu a terceira colocação no prestigioso Concurso Tchaikovski, na Rússia.

RESGATE DE OBRAS BRASILEIRAS. Aclamado por suas interpretações

de compositores como Chopin e Liszt, o pianista também se dedicou ao resgate da obra de artistas brasileiros, com especial atenção ao legado do pianista e compositor Ernesto Nazareth, considerado um dos grandes nomes do maxixe.

Com mais de 60 discos gravados na carreira, Moreira Lima tocou com as orquestras filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia e com as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, a BBC de Londres e a National da França. •

PRIMEIRA PÁGINA

pt-br

2024-10-31T07:00:00.0000000Z

2024-10-31T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281513641654957

O Estado