O Estado de S. Paulo

APRENDA EM UM MINUTO

Plataforma de vídeos rápidos agrada com dicas divertidas de gastronomia.

Gilberto Amendola

Coisas que você pode aprender em apenas 1 minuto: preparar um cachorro-quente vegano, fazer um bolo de pipoca com jurupinga, cortar uma melancia, entregar um carbonara com miojo, surpreender com um Sonho de Valsa empanado, asinha de frango com Coca-cola ou simplesmente abrir uma garrafa de vinho usando um isqueiro.

Disponível desde junho de 2021, o Youtube Shorts (plataforma de vídeos curtos) tem permitido aos usuários gravar vídeos na vertical com até 1 minuto de duração no aplicativo do Google. O formato, claro, dialoga com o sucesso do Tiktok e do Reels (Instagram) – permitindo ao criador de conteúdo reproduzir seus posts por diversas redes. Ainda não existem números consolidados sobre acesso e visualizações no Brasil. No último mês de julho, foram mais de 15 bilhões de visualizações diárias do Shorts no mundo.

Por enquanto, quem melhor abraçou a objetividade do Shorts foi a turma engajada no conteúdo gastronômico. Entre os canais que mais se destacam estão o Sau Sampaio, Larica Vegana, Go Han Go e Receitas do Kazu. De forma geral, a proposta não é de uma cozinha profissional, mas acessível aos curiosos, divertida e cheia de dicas.

Para o gerente de Cultura e Tendências do Youtube Brasil, Bruno Telloli, de 37 anos, o pilar da culinária nessa plataforma cresceu ainda mais nos últimos meses (e durante a pandemia). “As pessoas procuram receitas para fazer em casa, tem também os adoradores de airfryer (fritadeiras elétricas)... Tudo isso ajudou o crescimento do Shorts. Esses produtores de conteúdo sabem se comunicar com a Geração Z”, disse Telloli. Canais como o do Sau Sampaio e o Go Han Go tiveram um crescimento de mais 150 milhões de visualizações desde que o formato começou a ser testado por eles.

Criadores. Saulo Sampaio, de 28 anos, conhecido como Sau Sampaio, tem um canal de gastronomia no Youtube. Sau é um dos produtores de conteúdo que têm feito melhor uso de vídeos curtos. Apaixonado por gastronomia desde a adolescência, ele é fã dos chefs que abriram as portas no universo televisivo, como Jamie Oliver e Nigella Lawson. Sau tem formação em engenharia, mas atuou muito tempo com marketing. Ele também participou de um episódio do Masterchef.

“Eu já tive um canal de surfe, já tive um canal sobre meu intercâmbio na França. Eu já estava nesse ecossistema. Mas larguei tudo para focar na produção de vídeos de gastronomia de forma mais efetiva. Pesquisei muitos os produtores internacionais que estavam viralizando com uma cozinha maluca e despojada”, disse Sau.

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2021-09-14T07:00:00.0000000Z

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