Como fazer do tempo um aliado
LAYLA SHASTA
As frutas podem ser grandes aliadas na hidratação, ainda mais nos dias de calor. Muitas delas têm mais de 90% de água na sua composição, além de nutrientes que beneficiam diferentes sistemas do corpo.
“Além de água, elas contêm vitaminas, eletrólitos e compostos bioativos, ou antioxidantes, com funções importantes para o organismo”, diz Sandra Chemin, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo. Então, que tal saber quais as mais indicadas para suarotina neste verão? Confira o nosso ranking.
MELÃO. O melão tem entre 93% e 95% de água, segundo a Tabela de Composição de Alimentos (TBCA). E conta com vitaminas C, A e K, e grande quantidade de fibras, que previnem a prisão de ventre.
Além disso, oferece alto teor de potássio, mineral que desempenha funções vitais no corpo, como ajudar a regular a contração dos músculos, inclusive o coração; auxilia na pressão arterial e no transporte de água para dentro das células.
MELANCIA. Famosa por sua refrescância, a melancia ocupa o segundo lugar, com cerca de 92% de água. Além de hidratar, a fruta é rica em licopeno, que tem ação antioxidante e ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. Segundo Sandra, há evidências de que o licopeno ajudaria a desacelerar metástases, especialmente no câncer de próstata, e reduzir os riscos de certas doenças crônicas.
MORANGO. Pequeno, mas poderoso, o morango tem cerca de 90% de água na composição. Também é uma excelente fonte de vitamina C, contribuindo para a saúde da pele e o fortalecer o sistema imunológico. É rico em fibras e tem alta quantidade de fósforo, que atua na formação e manutenção de ossos e dentes.
O morango possui ainda antocianina, pigmento que lhe confere a cor avermelhada e que tem ação antioxidante, com benefícios para o sistema imunológico e atividade anticarcinogênica, conta Sandra.
LARANJA. Conhecida pelo altíssimo teor de vitamina C, a laranja também hidrata, especialmente a laranja-pera. Ela é menor do que as demais laranjas, mas é muito suculenta e se destaca pelo alto teor de potássio. A vitamina C, por sua vez, atua na produção e manutenção do colágeno, participa do processo de cicatrização e da formação da serotonina, neurotransmissor que regula o humor. Para aproveitar esses benefícios, o ideal é consumi-la in natura, comendo a fruta em vez de ingerir o suco.
MAMÃO PAPAIA. Com 87% a 90% de água em sua composição, o mamão papaia é excelente fonte de cálcio, betacarotenos e vitamina C. No corpo, os betacarotenos “se transformam em vitamina A, importante para o crescimento, a visão e a reprodução”, diz Sandra.
ABACAXI. Ele não podia faltar nesta lista. Ele tem entre 87% e 90% de água, além de cálcio e vitaminas A e B. E conta com a bromelina, enzima tem propriedades anti-inflamatórias e auxilia muito na digestão. Mas é preciso não exagerar, já que a fruta também tem um alto grau de acidez. •
PRIMEIRA PÁGINA
pt-br
2025-01-04T08:00:00.0000000Z
2025-01-04T08:00:00.0000000Z
https://digital.estadao.com.br/article/281500756883542
O Estado