O Estado de S. Paulo

CPFL Geração leva o Prêmio Estadão Empresas Mais de 2023

Parceria do ‘Estadão’, FIA Business School e Austin Rating avalia itens como receita, lucro, porte e consistência histórica

Premiação em parceria com FIA Business School e Austin Rating avalia itens como receita e consistência histórica.

A empresa de energia CPFL Geração é a grande vencedora deste ano do Prêmio Estadão Empresas Mais, entregue ontem, em cerimônia em São Paulo. Na edição deste ano do prêmio – uma parceria do Estadão com a FIA Business School e a Austin Rating –, foram incluídas quatro novas categorias, com a avaliação das práticas ESG (inovação, sustentabilidade, governança e ética e cidadania) dentro das empresas, em um novo modelo de análise.

Para a edição 2023, o modelo econométrico foi aprimorado. A FIA aplicou sobre a base de dados da Austin Rating – que agrega mais de 3 mil empresas de capital aberto e fechado – uma metodologia que analisa dimensões como receita, lucratividade, patrimônio líquido, lucro líquido, resultado financeiro, resultado bruto, depreciação/amortização (fluxo de caixa), além do porte e consistência histórica.

O principal indicador resultante de todo o processo, que define as posições das 1,5 mil empresas incluídas na lista, é o Coeficiente de Impacto Estadão (CIE). Esse indicador é calculado a partir de uma ponderação entre as métricas de porte e desempenho das empresas de cada setor, com escala de 0 a 100 pontos. Desse universo, sai a lista das 100 melhores do ano. Para as empresas financeiras também foram adotados novos parâmetros de análise e incorporados novos indicadores como patrimônio líquido, lucro líquido, resultado bruto da intermediação financeira, depreciação /amortização.

A classificação por porte leva em consideração a receita líquida obtida no exercício anterior e o critério de desempenho avalia ainda dados como ativos totais, lucro ou prejuízo operacional, Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), margem de lucro e retorno sobre o capital.

Assim, é possível comparar grupos que têm perfis de tributação semelhantes. Também há a preocupação de separar na análise as companhias individuais e os grupos empresariais. Muitas vezes, essas subsidiárias atuam em diferentes segmentos da economia, o que poderia distorcer a análise. Com isso, o estudo fica mais próximo da realidade de cada setor.

“Somos umas das líderes, na iniciativa privada, em energia renovável, com 96% de fontes limpas e temos clareza da importância de nosso papel neste momento. Estamos honrados pelo reconhecimento do Prêmio Estadão Empresas Mais 2023, principalmente por tamanha avaliação em meio aos desafios transformacionais que o setor atravessa”, disse Gilson Mileo Carvalho, gerente de execução da CPFL Geração. •

NEWS

pt-br

2023-11-24T08:00:00.0000000Z

2023-11-24T08:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281500755998014

O Estado