O Estado de S. Paulo

Grupo bolsonarista busca diálogo com Lula

Instituto afirma ser apartidário, mas tem entre colaboradores nomes alinhados com presidente; Alckmin é escalado para sabatina

LUIZ VASSALLO

Um grupo formado majoritariamente por empresários que apoiaram ou ainda apoiam o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem buscado um canal de diálogo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – líder nas pesquisas de intenção de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O petista, porém, tem se esquivado de um possível encontro e escalou o candidato a vice, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), para a missão.

Fundado em 2020, o Instituto Unidos Brasil se diz apartidário e defende pautas encampadas pelo empresariado por meio da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e promove eventos com políticos, sobretudo bolsonaristas. A entidade não tem quadro público de associados, mas entre os “colaboradores voluntários” estão Flávio Rocha (Riachuelo), Alberto Saraiva (Habib’s), José Carlos Semenzato (do setor de franquias) e o ex-pm Washington Cinel (fundador da Gocil). Salim Mattar, fundador da Localiza e ex-secretário de Desestatização de Bolsonaro, integra o grupo. Procurados, os empresários não se manifestaram.

ÂNIMO. Eventos do grupo já reuniram o jurista Ives Gandra Martins, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, que declarou voto em Bolsonaro no segundo turno, e a deputada Carla Zambelli (PL-SP). Recentemente, porém, os empresários passaram a fazer acenos a Lula e interlocutores. Animou o fato de o petista ter prometido, em evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), uma reforma administrativa, além de ter mencionado a “desoneração da produção”.

“Eu acho que Lula, orientado, talvez conversando com seus futuros ministros e principalmente o da Economia, sentiu que a desoneração (da folha) é uma questão irreversível”, disse Nabil Sahyoun, presidente do instituto e da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping. “O setor empresarial quer dialogar com todos os candidatos, porque um deles vai ganhar.”

Lula foi convidado a participar de uma sabatina com o Unidos Brasil, na 56.ª Convenção Nacional de Supermercados, nos dias 19 e 20 de setembro, em Campinas, e de um encontro privado. Interlocutores insistem que ele participe. “Falei com o Lula para que ele vá, é importante”, disse o presidente da União Geral do Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah. •

Aproximação Aliados do ex-presidente tentam ainda convencê-lo a participar de convenção de setor de supermercados

POLÍTICA

pt-br

2022-08-20T07:00:00.0000000Z

2022-08-20T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281827172560185

O Estado