O Estado de S. Paulo

Hotel na Amazônia promete sintonia total com a natureza

SOFIA PATSCH

Não derrubar uma única árvore e se manter em sintonia total com a natureza. Essa é a promessa dos envolvidos no projeto de construção do Mirante do Madadá, novo hotel de Ruy Tone e sócios na região de Anavilhanas – segundo maior arquipélago de água doce do mundo, em Manaus, na Amazônia.

O engenheiro, que também está por trás do Mirante do Gavião, hotel totalmente integrado à natureza e a comunidade de Novo Airão, à beira do Rio Negro, encontrou sem querer o arquiteto croata Marko Brajovic passeando com sua família pela região. De uma conversa casual entre os dois, nasceu o projeto de um novo hotel sustentável.

“Não gosto da palavra sustentável, muita gente a utiliza para fazer ‘greenwashing’ e na prática ninguém toma conta, fica bonito só na foto, na propaganda”, diz Ruy. “O Marko segue o conceito do biomimetismo, que estuda o comportamento da natureza e o replica nas construções e na ciência”, explica. “A natureza é muito mais sábia que os homens, mas os homens acham que são muito mais espertos que a natureza”.

O novo hotel, previsto para inaugurar em 2024, segue a mesma linha do “irmão mais velho”. São 12 suítes, totalmente integradas à natureza. Ruy também vai empregar um turismo de base comunitária no novo hotel. “Damos prioridade para a mão de obra e os materiais da região, fazer a roda da economia local girar sempre foi e sempre vai ser o propósito numero um de nossos empreendimentos”. Além de utilizar o turismo para fortalecer a economia local, Ruy está com um projeto de educação – e promete construir 25 escolas para as comunidades ribeirinhas. •

CULTURA & COMPORTAMENTO

pt-br

2022-08-14T07:00:00.0000000Z

2022-08-14T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282192244768222

O Estado