O Estado de S. Paulo

Resultados do trimestre superam expectativas

Os resultados das empresas no segundo trimestre têm ficado acima das expectativas do mercado. Até ontem, a maior parte das companhias já havia divulgado seus balanços, mas nomes importantes ainda vão apresentar números na próxima semana.

Entre os setores, os analistas consultados pelo Estadão/broadcast destacam o setor de serviços financeiros, em especial Banco do Brasil e Cielo. O banco público trouxe dados de rentabilidade superior aos grandes privados. Outro setor mencionado pelos analistas foi o de commodities, em especial petróleo e gás, que se beneficiou da alta das cotações no exterior.

Com relação às empresas mineradoras, os números mostraram os efeitos da queda da atividade econômica na China, assim como algumas empresas do setor de grãos. Já os segmentos ligados à economia interna tiveram resultados variados, com a maioria das empresas reportando resultados negativos. Porém, segundo analistas, o conjunto de fatores que inclui final do ciclo de alta de juros, arrefecimento da inflação e pacote de estímulo econômico lançado pelo governo federal deu um novo ânimo para os setores de varejo, tecnologia, educação e construção civil, que podem se manter caso esse cenário se concretize.

ECONOMIA & NEGÓCIOS

pt-br

2022-08-13T07:00:00.0000000Z

2022-08-13T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282076280649723

O Estado