O Estado de S. Paulo

As ações que pagam mais do que a Selic

Veja a lista de papéis que são boas opções

Finanças pessoais Mercado de capitais JENNE ANDRADE

Todo mundo gosta de ver dinheiro entrando na conta, ainda mais em um momento de crise econômica, com a inflação elevada e Selic – a taxa básica de juros – em 13,75% ao ano. Por isso, os investidores têm procurado empresas que apresentem um bom potencial para pagar dividendos – a parte do lucro das companhias dividida entre os acionistas –, de olho em um rendimento acima da renda fixa, atrelada a Selic.

No período de 12 meses encerrados neste mês, as ações que pagaram mais proventos aos investidores foram as da Bradespar, holding de participações do Bradesco, com um Dividend Yield (DY) de 41,47%. O DY – ou rendimento do dividendo, em português – é o índice que mede o retorno de uma ação apenas em relação aos dividendos distribuídos. Quanto mais alto for o indicador, maior será o montante que os investidores receberão em dividendos.

Logo atrás da Bradespar, pelo menos mais nove papéis ofereceram uma remuneração acima da Selic. Esta lista inclui grandes empresas como Petrobras, Braskem (que tem a estatal de petróleo entre os sócios) e Usiminas, que apresentaram, respectivamente, 36,39%, 24,87% e 21,03% de DY. Os dados foram levantados pela Inv, casa independente de análises financeiras, que usou como base informações da Bloomberg.

MELHORES APOSTAS. Entre as empresas que pagam rendimentos acima da renda fixa estão várias companhias ligadas a commodities, que, portanto, são muito cíclicas. A própria Bradespar – que possui participação relevante na Vale –, assim como Petrobras, Braskem e Usiminas estão nessa categoria.

“São produtos ligados a commodities, como petróleo, minério de ferro etc. É difícil afirmar se irão continuar pagando dividendos a longo prazo”, explica João Abdouni, analista de investimentos da Inv.

Segundo o especialista, das empresas que constam no “top 10” atualmente, as companhias de energia – como Copel e CPFL Energia – têm potencial para manter esse bom nível de rendimento do dividendo no longo prazo.

Fora do ranking, o setor de utilidade pública e os bancos tradicionais são apontados por Abdouni como promissores quando o assunto é dividendos. “Neste sentido, podemos colocar Vivo, Engie e Santander como exemplos”, afirma o analista da Inv.

MÉTRICA DO MERCADO. Na hora de escolher onde investir seu dinheiro, Abdouni explica que não pagar dividendos acima da Selic não significa necessariamente que a companhia não seja uma boa pagadora de dividendos – principalmente em um momento em que a taxa básica de juros está no maior patamar desde 2017.

De acordo com o analista, existe uma métrica no mercado segundo a qual uma companhia que apresente 6% de retorno em dividendos (que é o esperado para os juros de longo prazo no Brasil) já pode ser considerada uma boa pagadora de proventos. •

PRIMEIRA PÁGINA

pt-br

2022-08-13T07:00:00.0000000Z

2022-08-13T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282071985682427

O Estado