O Estado de S. Paulo

Cliente deve atentar a cobranças não solicitadas, aponta Procon-sp

Sem registro oficial Vítimas preferem não aparecer e dizem ter receio até mesmo de realizar um boletim de ocorrência

De acordo com Guilherme Farid, diretor executivo do Procon-sp, é importante ainda que os consumidores fiquem muito atentos a qualquer tipo de ligação que não for solicitada, principalmente em situações em que se encontram mais vulneráveis. “Todas as tratativas financeiras devem ser feitas presencialmente no hospital. Nada deve ser feito por telefone”, afirma ele.

Sobre a prática ilegal, ele reforça que os dados dos consumidores estão disponíveis para venda em ambientes ilícitos da internet. “Por esta razão, o consumidor deve desconfiar de qualquer ligação que receba utilizando seu nome e dados. Geralmente, o criminoso se utiliza disso para dar credibilidade para a ligação”, reforçou o especialista.

Conforme Farid, se o familiar foi vítima do golpe, ele pode pedir a devolução dos valores pagos ao hospital e ao plano de saúde (se for o caso), principalmente se os criminosos tiverem fornecido informações do paciente que apenas o hospital e a operadora tenham conhecimento, como é o caso de dados pessoais e informações sobre uma possível internação.

COMBATE.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) afirma que as forças de segurança paulistas estão empenhadas diuturnamente no combate à todas as modalidades criminosas, incluindo o estelionato – independentemente do meio em que aconteça. “A Polícia Civil esclarece que é essencial o registro da ocorrência em uma delegacia territorial ou pela Delegacia Eletrônica, para que o crime seja devidamente investigado e os autores punidos”, disse, em nota.

A denúncia, no entanto, ainda causa receio na maioria, em razão de ter o familiar internado ou mesmo depender do plano futuramente. Vítimas do golpe procuradas pela reportagem preferiram não participar da reportagem e disseram ainda ter receio até mesmo de realizar um boletim de ocorrência.

Para evitar que familiares caiam no golpe, hospitais devem ofertar informativos na recepção, assim como entregar folhetos aos pacientes e familiares. Até mesmo por telefone podem haver avisos. Nas alas de internação, profissionais devem requerer a assinatura do responsável em um termo que contenha a informação que o serviço de saúde não requer nenhum tipo de pagamento extra durante a recuperação do paciente. •

METRÓPOLE

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2022-08-13T07:00:00.0000000Z

2022-08-13T07:00:00.0000000Z

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