O Estado de S. Paulo

Vice do Paraguai é acusado de corrupção e fala em renunciar

O vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez, anunciou ontem que apresentará sua renúncia e desistirá da corrida presidencial em 2023 após ser acusado pelo governo dos Estados Unidos de “corrupção significativa”.

Washington havia rejeitado a concessão de um visto a Velázquez.

Seu colaborador próximo e consultor jurídico da Entidade Binacional Yacyretá, Juan Carlos Duarte, também foi punido “por participação em atos de corrupção, incluindo o suborno de um funcionário público e interferência em processos públicos”, disse o secretário de Estado, Anthony Blinken, em comunicado.

Duarte “ofereceu propina a um funcionário público paraguaio para obstruir uma investigação que ameaçava o vicepresidente e seus interesses financeiros”, explicou o governo americano. Segundo Washington, Duarte “explorou e abusou de sua posição pública poderosa e privilegiada dentro da Entidade Binacional Yacyretá, colocando em risco a confiança pública em um dos ativos econômicos mais vitais do Paraguai”. Yacyretá é uma usina hidrelétrica construída no Rio Paraná, entre Paraguai e Argentina.

SUCESSÃO.

Pouco depois de saber da acusação dos americanos, o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, afirmou estar surpreso com a notícia, mas considerou a decisão de seu vice um alívio.

Velázquez era um dos dois pré-candidatos do Partido Colorado à eleição presidencial de abril de 2023. As primárias internas estão marcadas para dezembro. •

AFP

INTERNACIONAL

pt-br

2022-08-13T07:00:00.0000000Z

2022-08-13T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281792812808187

O Estado