O Estado de S. Paulo

Ideias que transformam

Prêmio Vozes da Mobilidade reconhece vencedores em cinco categorias

(D.S.)

Prestigiar iniciativas de destaque em cinco categorias foi o objetivo do Prêmio Vozes da Mobilidade 2022. Realizado pelo segundo ano consecutivo, os vencedores foram anunciados na última sexta-feira, 20 de maio, no último dia do Summit Mobilidade 2022. Confira os dois primeiros lugares de cada categoria.

INOVAÇÃO

Bikes for the Planet, da Tembici, venceu. Trata-se da doação para a prefeitura de São Paulo dos créditos de carbono gerados pelo uso das bicicletas do Bike Sampa. O Superparking ficou com o segundo lugar, com um app que faz a reserva de vagas de estacionamento com desconto para os usuários.

NOVAS TECNOLOGIAS DE MOBILIDADE

O vencedor foi o Whatsapp Autopass, que simplificou o sistema de bilhetagem e meios de pagamento no transporte público, com o uso do app de mensagens para compra de bilhetes. Em segundo lugar ficou a Taksin, com uma tecnologia que conecta os taxímetros ao seu app por meio de um equipamento instalado nos veículos.

INCLUSÃO E OPORTUNIDADES NO MERCADO DE TRABALHO

O vencedor foi a Bicicletaria Cultural, com a Entrega Amiga, serviço de apoio a ciclistas em Curitiba (PR) que teve início antes da pandemia. Na segunda posição ficou a Mobye, com o projeto Favela Xpress, que disponibiliza bikes na favela de Paraisópolis (SP) para que um grupo de profissionais possa fazer entregas a locais em que, normalmente, os e-commerces não chegam.

DIVERSIDADE É MEU LEMA

O ganhador foi a campanha de combate ao racismo da Uber, que usa frases e situações vividas por motoristas, parceiros e usuários do app em seu cotidiano. Em segundo ficou o Metrô do Rio de Janeiro, com o programa Jovens Aprendizes Mulheres, específico para o público feminino.

MOBILIDADE CONSCIENTE

Em primeiro lugar ficou a prefeitura de Fortaleza, com o Reciclo, que disponibiliza triciclos elétricos para catadores de lixo da cidade. A Tembici conseguiu a segunda posição, com o serviço de bikes compartilhadas na América Latina.

JORNAL DO CARRO

pt-br

2022-05-25T07:00:00.0000000Z

2022-05-25T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282643216171190

O Estado