O Estado de S. Paulo

BMW Série 3 ganha retoques no visual e telas de 12,3 e 14,9”

Mercado Linha 2023 do carro de luxo mais vendido do Brasil traz várias atualizações no estilo e equipamentos, mas mantém mecânica

JADY PERONI

Carro de luxo mais vendido do Brasil, o BMW Série 3 recebeu atualização na linha 2023. Tanto a versão sedã quanto a Touring (perua) trazem atualizações no visual, o que inclui dianteira mais moderna, bem como novos itens de série. Na cabine, os destaques são o acabamentos mais sofisticado e as duas grandes telas de alta resolução no painel.

Logo de cara, é possível ver as mudanças sutis na dianteira. Os faróis, do tipo fullleds, por exemplo, estão mais finos e, opcionalmente, há os de LEDS matriciais. A grade em formato de duplo rim foi completamente redesenhada e está mais destacada.

Entretanto, a peça não ficou maior, como ocorreu em outros modelos da BMW, caso do esportivo M3. Já o para-choque traz nova entrada de ar e moldura em formato de bumerangue, que também deixou as linhas mais afiladas.

As rodas de liga trazem desenho exclusivo. Aqui, vale dizer que o tamanho pode variar de acordo cm o modelo. Porém, a menor tem 17 polegadas.

Atrás, os desenhistas procuraram seguir as mesmas diretrizes adotadas na parte dianteira. Ou seja, o Série 3 recebeu lanternas mais afiladas, bem como um extrator na parte inferior, que deixou o estilo mais esportivo. Além disso, no caso do sedã as duas ponteiras cromadas do escapamento são emolduradas por uma faixa pintada de preto.

Aliás, por falar em tons de pintura, há novas opções para a carroceria. Segundo a fabricante, as novidades foram batizadas de Skyscraper Grey e Brooklyn Grey.

CABINE É DESTAQUE. Seja como for, é na parte interna que a linha BMW Série 3 recebeu as atualizações mais importantes. Assim, chamam a atenção as duas grandes telas digitais levemente curvadas. A menor, de 12,3 polegadas, faz as vezes de painel de instrumentos e é 100% configurável. A outra é da central multimídia, tem 14,9” e fica instalada na parte superior do console.

O sistema traz o software idrive 8, o mais recente dos modelos da marca alemã. Além disso, há internet a bordo e conexão 5G.

De acordo com informações da empresa, o dispositivo é bem similar ao utilizado no novo BMW ix. Portanto, traz os mais recentes recursos de assistência à direção. Por exemplo, há controlador de velocidade adaptativo e alerta de risco de colisão frontal com frenagem automática de emergência. Bem como aviso de saída involuntária de faixa de rolagem, sensores de obstáculos e câmeras, entre outros itens.

Em relação aos dispositivos de conveniência, o ar-condicionado automático de três zonas passa a vir de série em todas as versões. Assim como o sistema de navegação com GPS e o retrovisor interno eletrocrômico. Já o câmbio automático de oito velocidades, o único disponível para o modelo, traz nova alavanca, que foi reposicionada no console central.

CONJUNTO MECÂNICO. A despeito da evolução na eletrônica, a linha 2023 do BMW Série 3 não traz atualizações na mecânicas. Portanto, continua com uma boa lista de configurações de motores.

Entre elas, há o consagrado 2.0 de quatro cilindros a gasolina, que equipa as versões 318i, 320i e 330i. Bem como a 3.0 de seis cilindros em linha, que está nas variantes mais potentes, como a 340i. Além delas, há quatro versões turbodiesel, focadas sobretudo no mercado europeu, bem como duas híbridas do tipo plug-in.

CHEGADA AO BRASIL. De acordo com a BMW, em breve a nova Série 3 vai estrear nos principais mercados globais. Na Europa, a estimativa é de que as vendas comecem no segundo semestre deste ano.

Depois, a atualização chegará aos carros feitos nas fábricas da empresa em todos os continentes. Ou seja, o modelo atualizado vai ser produzido também em Araquari (SC).L

JORNAL DO CARRO

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2022-05-25T07:00:00.0000000Z

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