O Estado de S. Paulo

Aras parte para cima de subprocurador em reunião de conselho

Decoro

A sessão de ontem do Conselho Superior do Ministério Público Federal foi interrompida por um bate-boca entre o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o subprocuradorgeral Nívio de Freitas, que quase terminou em agressão física. Após uma série de interpelações do colega, Aras se levantou, esmurrou a mesa e partiu para cima de Freitas. Seguranças tiveram de conter o procurador-geral, que acusou o subprocurador-geral de “não ser digno de respeito”.

A cena ocorreu durante votação para eleger os ocupantes das sete Câmaras da Procuradoria-geral da República (PGR). Um grupo opositor a Aras queria mais espaço nelas.

A discussão teve início após o procurador-geral anunciar o início de uma votação. Antes que o trabalho prosseguisse, Aras foi interpelado por um pedido de Freitas para que o autorizasse a sustentar o seu ponto de vista. O procurador-geral, que presidia a sessão, permitiu que o colega fizesse as considerações, mas argumentou que não poderia “admitir a bagunça” que o subprocurador estaria causando. Freitas também acusou Aras de ter interrompido outro conselheiro e completou: “Então se Vossa Excelência quer respeito, me respeite também”.

AO VIVO. O PGR, contudo, respondeu que o colega “não é digno de respeito”. A partir deste momento, uma discussão intensa começou, até chegar ao ponto de Aras esmurrar a mesa e se dirigir ao colega em posição de briga. A corregedora-geral, Célia Delgado, se levantou e se colocou entre os colegas até que os seguranças interviessem. A sessão era transmitida ao vivo na internet. Pouco após Aras partir para briga, a transmissão foi interrompida. •

POLÍTICA

pt-br

2022-05-25T07:00:00.0000000Z

2022-05-25T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281762747875510

O Estado