O Estado de S. Paulo

Atirador mata 19 crianças e dois adultos em escola infantil no Texas

Jovem de 18 anos agiu sozinho e foi morto pela polícia; foram 27 massacres em escolas americanas apenas este ano – uma média de uma chacina a cada 5 dias

Autor do ataque, de 18 anos, morreu no local, onde estudam alunos de 7 a 10 anos.

Um atirador abriu fogo ontem na Robb Elementary School, para alunos de até 10 anos, em Uvalde, no Texas, matando 19 crianças e dois adultos, entre eles uma professora. É o maior massacre do gênero desde a tragédia de Sandy Hook, quando um jovem assassinou 26 pessoas – incluindo 20 crianças – em uma escola primária de Connecticut.

O atirador foi identificado como Salvador Ramos, de 18 anos. Segundo o governador do Texas, Greg Abbott, ele abandonou seu carro na entrada da escola, pouco depois das 11 horas, antes do massacre. Ele agiu sozinho e foi morto pela polícia, com um revólver e possivelmente um fuzil. Roland Gutierrez, senador do Estado, disse que o jovem teria comprado dois fuzis legalmente quando completou 18 anos.

O massacre de ontem ocorre na esteira da chacina de Buffalo, em Nova York, no dia 14, quando um atirador matou dez negros em um supermercado. A Education Week, organização que monitora a violência com armas de fogo nos EUA, disse que o ataque no Texas foi o 27.º em escolas americanas este ano – um massacre a cada cinco dias. De acordo com dados do FBI, os incidentes com atiradores aumentaram mais de 50%, entre 2020 e 2021, e quase 97% desde 2017.

O crime ocorreu na cidade de Uvalde, de 16 mil habitantes, a 130 quilômetros de San Antonio. Autoridades do Texas disseram que dois policiais ficaram feridos levemente durante a operação, mas não corriam risco de morrer. Segundo hospitais da região, 13 crianças deram entrada com ferimentos – algumas em estado grave.

REVOLTA. As primeiras reações vieram de congressistas democratas, que defendem mais restrições à venda de armas. O mais revoltado era o senador Chris Murphy. “O que estamos fazendo?”, questionou no plenário do Senado. “Em nenhum outro lugar as crianças vão para a escola pensando que podem levar um tiro.”

O presidente americano, Joe Biden, dirigiu-se à nação ontem à noite após retornar de uma viagem de cinco dias à Ásia. “Perder um filho é como ter um pedaço de sua alma arrancado”, disse. “Como nação, temos de perguntar: quando, em nome de Deus, vamos enfrentar o lobby das armas? Quando, em nome de Deus, faremos o que todos sabemos que precisa ser feito?” Biden acrescentou.

No ano passado, os republicanos, que governam o Texas, aprovaram uma nova lei que permite que os cidadãos que possuem legalmente uma arma de fogo a carreguem abertamente em público – sem necessidade de licença ou treinamento. O republicano Ken Paxton, secretário de Justiça do Estado, identificado com o lobby das armas, defendeu ontem que os professores do Texas tenham permissão para usar armas nas escolas. •

PRIMEIRA PÁGINA

pt-br

2022-05-25T07:00:00.0000000Z

2022-05-25T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281492164935862

O Estado