O Estado de S. Paulo

CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL

Especialistas discutem impacto social do sistema financeiro na população de baixa renda

O Estadão Blue Studio, em parceria com a Tecban, líder em soluções tecnológicas e inovadoras que integram o físico e o digital, realiza, nesta terça-feira (26), a partir das 14h, um webinar para discutir os caminhos para o desenvolvimento econômico no Brasil. A intenção é analisar a conjuntura econômica atual e mostrar o reflexo das decisões macroeconômicas no dia a dia da população de baixa renda.

Especialistas discutirão o papel econômico e social do dinheiro, com avaliação das perspectivas para 2022 e os desafios do País diante do menor poder de consumo. Em dois painéis, haverá aprofundamento sobre a política monetária atual e as medidas efetivas para a recuperação econômica.

No Brasil, o dinheiro em circulação representa cerca de 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do ano, de acordo com dados do Banco de Compensações Internacionais (BIS). A China, referência em digitalização de pagamentos, conta com 8,9% de notas e moedas em circulação. No Japão, este percentual é de 21% e, nos Estados Unidos, é de 8,2%.

O primeiro painel analisará o papel do Banco Central na melhoria do cenário econômico nacional. Economistas dirão o que esperar da inflação e das taxas de juros nesse período, momento de pressão sobre orçamento das famílias, sobretudo as de baixa renda. Para a discussão estão confirmados os economistas Roberto Troster, Roberto Padovani e André Perfeito.

O segundo painel falará sobre a relação entre poder de compra e varejo, entendendo de forma profunda os desafios estruturais do Brasil com conexão de internet, acesso financeiro e múltiplos meios de pagamento.

Especialistas falarão sobre caminhos para a inclusão financeira e a eficiência da circulação do dinheiro. O objetivo final é manter vivo esse debate para que o Brasil consiga implementar mudanças significativas que ajudem no desenvolvimento econômico do País.

Para a discussão, são esperados Ronaldo dos Santos, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas); Luiz Gastão Bittencourt da Silva, presidente da Fecomércio do Ceará; Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva; e Bia Santos, CEO da Barkus Educacional.

ECONOMIA

pt-br

2021-10-26T07:00:00.0000000Z

2021-10-26T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282063395175872

O Estado