O Estado de S. Paulo

PL oferece controle do diretório paulista para tentar filiar Bolsonaro

COM MATHEUS LARA.

Numa tentativa arrojada de atrair Jair Bolsonaro para o partido, o PL estaria disposto a entregar para o presidente o controle dos diretórios de ao menos três Estados. Um deles é São Paulo, onde Bolsonaro pretende lançar o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, como candidato a governador em 2022. Apesar de ter perdido cacife após ter deixado o PSL, Bolsonaro tem convite de outras siglas, entre elas, o PP, que estaria mais perto de acertar a filiação dele. Como mostrou o blog da Coluna, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, gravou nesta segunda-feira, 25, vídeo em que reforça ao presidente, aos filhos dele e apoiadores o convite para ingressarem na sigla.

LLIBEROU.

O governo Bolsonaro decidiu abrir até para empresas implicadas na Lava Jato a possibilidade de receber no ano que vem o selo Infra Mais Integridade, certificação para boas práticas de governança e integridade institucional para o setor de infraestrutura de transportes terrestres.

• LIBEROU 2.

Hoje serão entregues os três primeiros selos da iniciativa do Ministério da Infraestrutura, que teve nove inscrições validadas. Neste ano, empresas enroladas com a Justiça foram vetadas. A CGU chegou a ser consultada e fez um pente-fino das concorrentes.

• COLINHO.

A intenção do governo é sinalizar ao mercado avanços em maturidade institucional, como um arco de redenção das empresas. “Queremos acolher essas empresas”, diz Fernanda Costa de Oliveira, subsecretária de Conformidade e Integridade no ministério.

• BOLHA.

A CPI da Covid dividiu as redes sociais. A direita, mais ativa, concentrou 41% da participação no debate sobre o tema, com apoio de 19% para a comissão, em um comportamento oposto ao da esquerda e dos públicos sem um posicionamento político claro.

• BOLHA 2.

É o que mostra o IP Brasil, índice da .MAP, agência de análise de dados e mídias. No conjunto das manifestações nas redes sociais sobre a CPI ao longo dos quase seis meses de trabalho dela, a aprovação à comissão ficou em 49,4%. No saldo final, a posição de cada público (ou grupo) pouco mudou de abril pra cá.

• ROAD.

Pré-candidato do partido Novo à Presidência em 2022, Luiz Felipe d’ávila estará hoje, 26, e amanhã em Florianópolis e Joinville (SC) para encontros com a base do partido e empresários, sob o tema “Brasil: a via liberal”.

• QUEM ESTÁ NA CHUVA...

BASTOU

Sérgio Moro se movimentar pela candidatura presidencial para que o ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro virasse novamente nas redes o alvo preferencial da direita (ligada ao presidente) e dos petistas.

• RADICAL.

Com a gravíssima mentira de relacionar vacinas contra covid-19 à aids, Bolsonaro derrubou um caminhão de areia na historinha que alguns tentavam colocar em pé de que ele adotaria uma “moderação” em direção ao centro.

NEWS

pt-br

2021-10-26T07:00:00.0000000Z

2021-10-26T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281612423609792

O Estado