TikTok provoca ‘explosão’ nas vendas de PMEs
Com postagens na rede conhecida pelas dancinhas, empresários veem vendas crescerem de forma exponencial
Juliana Pio
Quando decidiu levar seu negócio para o TikTok, a paulistana Andressa Herrera nem imaginava que aumentaria seu faturamento em 360% em pouco menos de um ano. A rede social se popularizou impulsionada pela pandemia e se tornou um celeiro para empreendedores e profissionais autônomos conquistarem novos clientes, diversificarem a renda e crescerem no ambiente digital.
“Tinha certo preconceito, para ser bem sincera. Achava que precisava fazer dancinhas”, lembra a designer, proprietária de loja online que leva o seu nome e onde vende produtos como camisetas, canecas e agendas planners, com estampas originais. Hoje, 70% dos pedidos vêm do TikTok, a partir de tráfego orgânico. “Não faço conteúdo pago.”
O aplicativo chinês foi o mais baixado nos celulares do mundo em 2020, superando Facebook, Instagram e WhatsApp, segundo ranking publicado pela rastreadora de mercado App Annie. O crescimento tem sido observado ano após ano dentro da ByteDance, controladora do TikTok, desde que lançou sua versão global, em 2017. No Brasil, a plataforma também terminou 2020 como o app mais baixado.
O algoritmo rapidamente se ajusta ao gosto do usuário, sugerindo materiais adequados ao que ele costuma consumir. Fora o alto potencial de entrega dos conteúdos. “Sempre que um vídeo viraliza, o estoque acaba”, diz Herrera. Algumas de suas publicações já bateram 2 milhões de visualizações.
Desde que criou o perfil na rede social, em julho do ano passado, a empreendedora já acumula mais de 78 mil seguidores. Alguns também passaram a seguila em plataformas vizinhas, como o Instagram (ali, a base de fãs aumentou de 900 para 24 mil em um ano). Os investimentos iniciais da empreendedora, em torno de R$ 2 mil, foram apenas para lançar a loja online. Enquanto em 2020 o faturamento foi de R$ 12 mil, de janeiro a setembro deste ano a cifra já alcança R$ 60 mil. O catálogo, que contava apenas com três itens, reúne mais de 20 produtos.
Em sua estratégia, a designer, que não utiliza equipamentos sofisticados para gravar vídeos, procura mostrar não somente os produtos, mas principalmente os bastidores da loja e o processo de produção, tendência cada vez mais explorada pelas marcas nas redes sociais.
Segundo Babi Tonhela, sócia e diretora de produtos da escola Ecommerce na Prática, pensar em negócios digitais é importante para gerar conversas. “As pessoas compram mais de quem confiam e só vão confiar em quem conhecem. A forma como as empresas se comportam no ambiente digital mudou. A partir do momento em que começou a aparecer quem são os proprietários e colaboradores do negócio e a se produzir conteúdo mostrando os bastidores, a conversa aumentou”, explica.
Embora tenha começado com uma plataforma voltada para um público mais jovem, com forte apelo de entretenimento, hoje o TikTok já conta com usuários de diferentes perfis e faixas etárias, segundo os próprios empreendedores, o que amplia o leque de oportunidades.
“Você vê pessoas de todas as gerações, classes sociais e níveis de conhecimento postando não somente conteúdo de entretenimento, como também relacionado a negócios e de cunho educativo, como demonstrações de produtos. Tem campo para todo mundo: prestadores de serviços, lojas online e físicas, inclusive, para profissionais autônomos, como personal trainer, psicólogo e nutricionistas”, diz.
Influencer. Com o início das restrições para conter a covid19 e com o fechamento das academias, a personal trainer Mirian Maria, de Belo Horizonte, buscou aumentar a sua presença no ambiente digital e criou um perfil no TikTok. Os vídeos mostrando exercícios em casa viralizaram e em duas semanas ela ganhou 70 mil seguidores. Hoje, são mais de 310 mil.
Além dos números que cresceram ao longo do último ano, novas oportunidades de trabalho levaram a um aumento de 40% da renda da personal, que lançou treinamentos online e passou a chamar a atenção de marcas, como Lojas Centauro e Gillette, para parcerias. “Muitas pessoas chegam até mim pelo TikTok. Chega a ser assustador. Virei uma influenciadora sem a intenção de ser”, diz.
Para profissionais autônomos, o investimento no ambiente online ampliou a atuação ao romper fronteiras de localização. Além disso, muitos enxergaram oportunidades para abrir outros negócios, como workshops, palestras e a venda de produtos e serviços relacionados à especialidade.
Mirian, por exemplo, atua 60% de forma online, com alunos até de Londres e da Espanha, e 40% presencialmente.
Em breve, ela vai lançar um serviço digital de consultoria personalizada.
Vídeo viralizado. Foram necessárias apenas 10 publicações no TikTok em menos de um mês para que os cariocas Leonardo Silva e Julyanne Silva, donos da Bree Maquiagem, alcançassem o primeiro milhão de visualizações em um só vídeo. “Ficamos completamente perdidos com a quantidade de clientes e pedidos chegando. Recebíamos cerca de 3 mil mensagens por dia”, lembra Julyanne.
O casal tem um e-commerce de maquiagens de variadas marcas e, cinco meses depois, já conta com 260 mil seguidores. Inicialmente, o foco era o varejo, mas, ao perceberem o interesse do público no negócio, passaram a vender kits no atacado. Segundo a empresária, 80% dos clientes vêm do TikTok.
“Eu tinha uma esmalteria no Rio que, em dois anos, não rendia nem a metade do que a loja online me proporciona. Decidi passar o ponto e focar na internet”, conta Julyanne, que investiu R$ 1 mil para abrir a Bree. Hoje, vende mais de 100 kits por mês, com faturamento médio de R$ 25 mil.
Exemplos de sucesso muito rápido como o vivido por Leonardo e Julyanne não são raros entre empreendedores e autônomos no TikTok, o que requer atenção especial com a qualidade do atendimento e a previsão do estoque. “Como a rede tem a possibilidade de viralizar muito rapidamente, esse é um ponto importante principalmente entre pequenos e médios empreendedores, que têm equipe mais enxuta”, explica Babi Tonhela.
FICAMOS COMPLETAMENTE PERDIDOS COM A QUANTIDADE DE CLIENTES E PEDIDOS CHEGANDO
Julyanne Silva
DONA DA BREE MAQUIAGEM
Classificados
pt-br
2021-09-26T07:00:00.0000000Z
2021-09-26T07:00:00.0000000Z
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O Estado