O Estado de S. Paulo

TikTok provoca ‘explosão’ nas vendas de PMEs

Com postagens na rede conhecida pelas dancinhas, empresários veem vendas crescerem de forma exponencial

Juliana Pio

Quando decidiu levar seu negócio para o TikTok, a paulistana Andressa Herrera nem imaginava que aumentaria seu faturamento em 360% em pouco menos de um ano. A rede social se popularizou impulsionada pela pandemia e se tornou um celeiro para empreendedores e profissionais autônomos conquistarem novos clientes, diversificarem a renda e crescerem no ambiente digital.

“Tinha certo preconceito, para ser bem sincera. Achava que precisava fazer dancinhas”, lembra a designer, proprietária de loja online que leva o seu nome e onde vende produtos como camisetas, canecas e agendas planners, com estampas originais. Hoje, 70% dos pedidos vêm do TikTok, a partir de tráfego orgânico. “Não faço conteúdo pago.”

O aplicativo chinês foi o mais baixado nos celulares do mundo em 2020, superando Facebook, Instagram e WhatsApp, segundo ranking publicado pela rastreadora de mercado App Annie. O crescimento tem sido observado ano após ano dentro da ByteDance, controladora do TikTok, desde que lançou sua versão global, em 2017. No Brasil, a plataforma também terminou 2020 como o app mais baixado.

O algoritmo rapidamente se ajusta ao gosto do usuário, sugerindo materiais adequados ao que ele costuma consumir. Fora o alto potencial de entrega dos conteúdos. “Sempre que um vídeo viraliza, o estoque acaba”, diz Herrera. Algumas de suas publicações já bateram 2 milhões de visualizações.

Desde que criou o perfil na rede social, em julho do ano passado, a empreendedora já acumula mais de 78 mil seguidores. Alguns também passaram a seguila em plataformas vizinhas, como o Instagram (ali, a base de fãs aumentou de 900 para 24 mil em um ano). Os investimentos iniciais da empreendedora, em torno de R$ 2 mil, foram apenas para lançar a loja online. Enquanto em 2020 o faturamento foi de R$ 12 mil, de janeiro a setembro deste ano a cifra já alcança R$ 60 mil. O catálogo, que contava apenas com três itens, reúne mais de 20 produtos.

Em sua estratégia, a designer, que não utiliza equipamentos sofisticados para gravar vídeos, procura mostrar não somente os produtos, mas principalmente os bastidores da loja e o processo de produção, tendência cada vez mais explorada pelas marcas nas redes sociais.

Segundo Babi Tonhela, sócia e diretora de produtos da escola Ecommerce na Prática, pensar em negócios digitais é importante para gerar conversas. “As pessoas compram mais de quem confiam e só vão confiar em quem conhecem. A forma como as empresas se comportam no ambiente digital mudou. A partir do momento em que começou a aparecer quem são os proprietários e colaboradores do negócio e a se produzir conteúdo mostrando os bastidores, a conversa aumentou”, explica.

Embora tenha começado com uma plataforma voltada para um público mais jovem, com forte apelo de entretenimento, hoje o TikTok já conta com usuários de diferentes perfis e faixas etárias, segundo os próprios empreendedores, o que amplia o leque de oportunidades.

“Você vê pessoas de todas as gerações, classes sociais e níveis de conhecimento postando não somente conteúdo de entretenimento, como também relacionado a negócios e de cunho educativo, como demonstrações de produtos. Tem campo para todo mundo: prestadores de serviços, lojas online e físicas, inclusive, para profissionais autônomos, como personal trainer, psicólogo e nutricionistas”, diz.

Influencer. Com o início das restrições para conter a covid19 e com o fechamento das academias, a personal trainer Mirian Maria, de Belo Horizonte, buscou aumentar a sua presença no ambiente digital e criou um perfil no TikTok. Os vídeos mostrando exercícios em casa viralizaram e em duas semanas ela ganhou 70 mil seguidores. Hoje, são mais de 310 mil.

Além dos números que cresceram ao longo do último ano, novas oportunidades de trabalho levaram a um aumento de 40% da renda da personal, que lançou treinamentos online e passou a chamar a atenção de marcas, como Lojas Centauro e Gillette, para parcerias. “Muitas pessoas chegam até mim pelo TikTok. Chega a ser assustador. Virei uma influenciadora sem a intenção de ser”, diz.

Para profissionais autônomos, o investimento no ambiente online ampliou a atuação ao romper fronteiras de localização. Além disso, muitos enxergaram oportunidades para abrir outros negócios, como workshops, palestras e a venda de produtos e serviços relacionados à especialidade.

Mirian, por exemplo, atua 60% de forma online, com alunos até de Londres e da Espanha, e 40% presencialmente.

Em breve, ela vai lançar um serviço digital de consultoria personalizada.

Vídeo viralizado. Foram necessárias apenas 10 publicações no TikTok em menos de um mês para que os cariocas Leonardo Silva e Julyanne Silva, donos da Bree Maquiagem, alcançassem o primeiro milhão de visualizações em um só vídeo. “Ficamos completamente perdidos com a quantidade de clientes e pedidos chegando. Recebíamos cerca de 3 mil mensagens por dia”, lembra Julyanne.

O casal tem um e-commerce de maquiagens de variadas marcas e, cinco meses depois, já conta com 260 mil seguidores. Inicialmente, o foco era o varejo, mas, ao perceberem o interesse do público no negócio, passaram a vender kits no atacado. Segundo a empresária, 80% dos clientes vêm do TikTok.

“Eu tinha uma esmalteria no Rio que, em dois anos, não rendia nem a metade do que a loja online me proporciona. Decidi passar o ponto e focar na internet”, conta Julyanne, que investiu R$ 1 mil para abrir a Bree. Hoje, vende mais de 100 kits por mês, com faturamento médio de R$ 25 mil.

Exemplos de sucesso muito rápido como o vivido por Leonardo e Julyanne não são raros entre empreendedores e autônomos no TikTok, o que requer atenção especial com a qualidade do atendimento e a previsão do estoque. “Como a rede tem a possibilidade de viralizar muito rapidamente, esse é um ponto importante principalmente entre pequenos e médios empreendedores, que têm equipe mais enxuta”, explica Babi Tonhela.

FICAMOS COMPLETAMENTE PERDIDOS COM A QUANTIDADE DE CLIENTES E PEDIDOS CHEGANDO

Julyanne Silva

DONA DA BREE MAQUIAGEM

Classificados

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2021-09-26T07:00:00.0000000Z

2021-09-26T07:00:00.0000000Z

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