O Estado de S. Paulo

Norris surpreende e McLaren sai na pole no GP da Rússia

Fórmula 1. Equipe volta a largar na frente após 9 anos; Hamilton bate no fim da sessão e fica com a 4ª colocação no grid

Depois de dominar todas as sessões de treinos para o Grande Prêmio da Rússia, que será disputado hoje em Sochi, a Mercedes acabou surpreendida no treino de classificação para a corrida, cuja largada será às 9h (horário de Brasília) – o britânico Lando Norris, da McLaren, foi o mais rápido na sessão, marcada pela chuva, e sai na pole, seguido pelo espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, e pelo britânico George Russell, da Williams.

Heptacampeão mundial e vice-líder da temporada, Lewis Hamilton larga na quarta posição. Ele bateu quando entrou nos boxes, perdendo tempo com a quebra e consequente troca do bico do carro. “Foi 100% minha culpa, então eu realmente sinto muito pela equipe”, lamentou o piloto britânico. “Estava no limite do tempo para entrar, então tentei me apressar para entrar e sair o mais rápido possível”, seguiu, explicando que a tentativa de ganhar alguns segundos acabou custando caro com a batida no muro.

Líder do mundial, o holandês Max Verstappen largará no final do grid como punição pela Red Bull optar pela quarta troca de motor do ano. Ele nem participou da sessão. “É sempre complicado (largar na 20.ª posição), principalmente com o meio do pelotão próximo. Mas vai ser importante encarar a situação e conquistar o máximo de pontos possíveis. Faremos nosso melhor e esperamos uma corrida divertida”, afirmou o piloto.

Inesperado. A McLaren, que venceu a última corrida, o GP da Itália, com o australiano Daniel Ricciardo, não largava na pole position desde o Grande Prêmio do Brasil de 2012. “Me sinto maravilhoso, nem sei o que dizer. Tomamos a decisão no fim de trocar o pneu e deu certo. Só tenho a agradecer à equipe pelo ótimo trabalho. Estou muito feliz”, festejou Lando Norris, que fez 1min41s993.

Norris comemorou, mas foi sincero ao admitir que era a única pista do circuito que “não gostaria de largar na frente.” Por causa da reta longa, muitos poles em Sochi acabam perdendo a posição já na Curva 1, o que serve de alerta para o inglês. Desde 2014, apenas em duas corridas o primeiro colocado no grid acabou vencendo: além daquele ano, com Lewis Hamilton, também em 2016, com Nico Rosberg, ambos da Mercedes – escuderia que até agora venceu todas as sete corridas disputadas no circuito russo.

Há 15 dias, em Monza, a McLaren fez a festa com dobradinha de Daniel Ricciardo e Norris. Agora, o inglês espera ir além daquele segundo lugar e somar sua primeira vitória. Mesmo reticente com a largada, ele não esconde a motivação para a prova. “Quero correr bem. Não estava confiante que seria pole, arrisquei no fim e deu certo. Então sou um menino feliz.”

Esportes

pt-br

2021-09-26T07:00:00.0000000Z

2021-09-26T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282054805182670

O Estado