O Estado de S. Paulo

Alckmin começa pré-campanha com França, Kassab e Skaf

Grupo lançou aliança no Estado para as eleições de 2022 e concentrou suas críticas na gestão do governador Doria

Pedro Venceslau /COLABORARAM BRENDA ZACHARIAS E PEDRO PRATA

Em vias de sair do PSDB, o ex-governador Geraldo Alckmin deu o pontapé inicial em sua précampanha ontem, ao participar de um ato político ao lado do exgovernador Márcio França (PSB), do presidente da Fiesp, Paulo Skaf (MDB), e do presidente do PSD, Gilberto Kassab. Em discurso, Alckmin falou que muitas pessoas usam a política como uma forma de autopromoção, mas que ela se faz “por amor às pessoas”. “Quem se autopromove, não comove.”

O quarteto subiu na tribuna da Câmara Municipal de Cajamar, na Grande São Paulo, para selar a aliança para as eleições estaduais de 2022. Banners com fotos de Alckmin, França e Skaf foram distribuídos pela Câmara, que recebeu centenas de correligionários do PSD e PSB. Pela articulação, França, que concorreu à Prefeitura, deve ser candidato a vice de Alckmin, repetindo a parceria da eleição de 2014. Skaf, por sua vez, concorrerá ao Senado. Alckmin foi o último a falar. Negou ser “contra” outros políticos. “Política não se faz com o fígado, guardando ressentimentos na geladeira.” Criticou a inflação alta e o aumento do ICMS feito pelo governador João Doria (PSDB). “Veja o preço que está o diesel e que aumenta tudo.”

Antes dele, França também criticou Doria. Disse que “metade do País gosta do Lula, metade gosta do Bolsonaro”, mas que “há um homem que pode unir o Brasil: João Doria. 100% das pessoas não gostam dele”. França ressaltou o impacto da inflação e lembrou o “aumento de ICMS na pandemia”. Acusou Doria de pensar só nas eleições presidenciais de 2022. “Doria não quer ser governador. Cada vez que ele se elege para um cargo, já quer ir para outro”, disse, acompanhado por gritos de correligionários de “Fora Doria! Fora Doria!” Exaliado de Doria, Kassab disse: “O PSD manifestou sua opinião: o partido estará incondicionalmente ao seu lado, Geraldo”. Skaf criticou a conduta de Doria na pandemia.

Política

pt-br

2021-09-26T07:00:00.0000000Z

2021-09-26T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/281809992046798

O Estado