Musk promete robô humanoide para 2022
Novo projeto do empresário é o ‘Tesla Bot’, que foi idealizado para substituir humanos em tarefas consideradas repetitivas ou perigosas
/
Depois de dominar o mercado de veículos elétricos e de se lançar na multimilionária corrida espacial de investimento privado, o megaempresário Elon Musk, dono da fabricante de veículos Tesla, anunciou seu mais recente projeto: a produção de robôs humanoides. O empresário informou que pretende ter um protótipo inicial do “Tesla Bot” já no próximo ano.
Baseado na mesma tecnologia dos veículos semiautônomos da empresa, o robô seria capaz de realizar tarefas básicas repetitivas com o intuito de eliminar trabalhos perigosos ou “chatos” para as pessoas, segundo disse Musk, em um evento online sobre os avanços da Tesla em inteligência artificial.
“A Tesla é a maior empresa de robótica do mundo, porque os carros são robôs semi-sensíveis sobre rodas”, afirmou. “Portanto, faz algum sentido ter a forma humanoide.”
Esse movimento chega no momento em que o sistema de direção autônoma dos carros da empresa está sob forte investigação, depois de uma série de acidentes. A controvérsia sobre o Autopilot não foi discutida na conferência online de duas horas e meia realizada pela companhia na última quinta-feira, e nenhuma pergunta foi feita sobre ela por parte do público.
No que se refere à corrida pelo especial privada, Musk também está atrás dos concorrentes, já que sua empresa ainda não fez o voo inaugural, enquanto os projetos rivais de Jeff Bezos (Amazon) e de Richard Branson (Virgin Atlantic) já o fizeram.
No entanto, durante o evento, Musk demonstrou a confiança de sempre em seus projetos. Ele disse que o Tesla Bot, que terá mãos com cinco dedos e virá em preto e branco, será “amigável” e construído de forma que, em qualquer caso, “você poderá fugir dele e desligá-lo”. “Espero que isso nunca aconteça, mas quem sabe”, brincou.
Economia
pt-br
2021-08-21T07:00:00.0000000Z
2021-08-21T07:00:00.0000000Z
https://digital.estadao.com.br/article/282299618249744
O Estado