O Estado de S. Paulo

Novo caminho

Blog: estadão.com.br/diretodafonte Facebook: facebook.com/soniaracyestadao Instagram: @colunadiretodafonte Colaboração Marcela Paes marcela.paes@estadao.com Paula Bonelli paula.bonelli@estadao.com Sofia Patsch sofia.patsch@estadao.com

Com sua saída programada do conselho de administração do Santander – será substituído por Sergio Rial, que deixa a liderança do banco no Brasil também no fim do ano – Álvaro de Souza pretende encerrar sua carreira de 50 anos no sistema financeiro nacional e internacional.

Mas não ficará parado. “Estou tocando vários projetos diferentes, principalmente no terceiro setor”, contou ontem o executivo, reconhecido por antever movimentos.

Exemplo: Souza, em 2006 – portanto, bem antes da crise dos créditos podres de 2008 – resolveu zerar todas as suas posições no mercado financeiro, conforme registrou esta colunista na época.

Termômetro

Desde que rompeu com o bolsonarismo em 2019, Joice Hasselmann viu a sua base nas redes sociais emagrecer .... 1,9 milhões de fãs.

Essa curva, segundo a Bites Consultoria, ganhou agora 12 mil novos seguidores, com o episódio em que a parlamentar ficou gravemente machucada.

Termômetro 2

O Brasil perdeu duas posições em ranking feito a cada cinco anos, calculando conversão de riqueza em bem-estar, da Sustainable Economic Development Assessment (SEDA), pertencente à Boston Consulting Group (BCG).

O País ocupa hoje a 65ª colocação entre 141 nações, posição melhor que há cinco anos, quando “conquistou o 78º lugar”. Há dez anos, estava na 55ª posição.

POLAROID

O arquiteto Aurélio Martinez Flores continua fazendo escola ao longo dos anos. Professor de alunos consagrados, como Isay Weinfeld, o mexicano que viveu 50 anos no Brasil terá reedição exclusiva de seu jogo de...xadrez. Está é a primeira reedição que André Visockis e Vivian Lobato, proprietários da Apartamento 61, promovem. A galeria só trabalha com mobiliário original de época de grandes designers modernos brasileiros. “Com esse projeto, reforçamos o compromisso com o resgate histórico e com a promoção de nomes do modernismo brasileiro, que nem sempre tiveram o devido reconhecimento”, comenta Vivian.

Quem vem

Jorge Carlos Fonseca, presidente de Cabo Verde, aceitou o convite da Zumbi dos Palmares para a inauguração, sábado, de importante centro de estudos da universidade. Que será integrado, entre outros, por Luiz Carlos Bresser, Cristovam Buarque, Aldo Rebelo e José Eduardo Cardozo. Além de Zezé Motta, Paulo Lins e Martinho da Vila.

Quem 2

Antes, o presidente da ex-colônia portuguesa visita Bolsonaro e João Doria.

NA FRENTE

• A ABBC reúne, hoje, em webinar, grandes nomes do sistema financeiro para a primeira edição do Jornada ESG. A entidade pretende divulgar manifesto sobre o tema e fazer pesquisa entre seus mais de 100 associados.

• As galerias Fortes D’aloia & Gabriel, Luisa Strina e Sé levam a exposição colaborativa O Canto do Bode para Portugal. Abre hoje, na Casa da Cultura da Comporta.

Especial

pt-br

2021-07-29T07:00:00.0000000Z

2021-07-29T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282480006831278

O Estado