O Estado de S. Paulo

Reforma Administrativa: uma discussão urgente

Estadão e CNI promovem Fórum sobre a necessidade de cortar gastos com funcionalismo e aumentar a eficiência dos serviços públicos

A Reforma Administrativa estará em debate na próxima terça, a partir das 9h, em uma edição do Fórum Estadão Think promovida em Brasília em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os convidados discutirão caminhos para aprimorar a eficiência dos serviços públicos e alcançar o equilíbrio fiscal, metas fundamentais para o crescimento sustentável do Brasil.

Com transmissão ao vivo pela TV Estadão e pelas redes sociais do Estadão e da CNI, o evento terá como anfitrião o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. Os demais participantes serão o deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados; deputado Arthur Maia (DEM-BA), relator da Reforma Administrativa na Comissão Especial; Caio Mario Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia; e Ana Carla Abrão, head da consultoria Oliver Wyman no Brasil. A mediação será da jornalista Anne Warth.

A Reforma Administrativa é urgente para aumentar a capacidade de investimento do Estado e a confiança na economia, além de contribuir para o reequilíbrio fiscal. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde o início da recessão de 2014-2016, o rendimento médio do setor privado ficou estagnado, enquanto o do setor público teve ganho real de 10%. Em período de crise econômica e de tentativa de ajuste fiscal, os gastos com pessoal da União tiveram aumento real de 6,8%, em 2019, na comparação com 2014.

No ano passado, o Poder Executivo apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, ponto de partida para a discussão da Reforma Administrativa no Legislativo. A proposta altera 27 trechos da Constituição e introduz 87 novos, incluindo quatro artigos inteiros. São medidas que reformulam os parâmetros de contratação, remuneração e desligamento de servidores, com aplicação para quem ingressar no setor público após a aprovação das mudanças.

Economia

pt-br

2021-07-29T07:00:00.0000000Z

2021-07-29T07:00:00.0000000Z

https://digital.estadao.com.br/article/282402697419950

O Estado