O Estado de S. Paulo

GP avança na Inglaterra com flores de R$ 300 mi

ALTAMIRO SILVA JUNIOR, CRISTIANE BARBIERI E CYNTHIA DECLOEDT

Omercado de flores na Inglaterra atraiu a atenção da brasileira G2D, empresa de investimentos em tecnologia da gestora GP Investments. A companhia participa de um aporte de US$ 60 milhões na Freddie’s Flowers, baseada em Londres, que vende um serviço de assinatura de flores, com pegada sustentável. Para neutralizar a emissão de carbono, além de bicicletas elétricas nas entregas, a empresa se compromete a plantar árvores na Amazônia. E só colhe flores que tiverem sido vendidas. É a primeira rodada de investimento da Freddie’s Flowers. O aporte foi feito pela sócia da G2D em Londres, a The Craftory, que investe em marcas disruptivas e com critérios sociais, ambientais e de governança (ESG). Dos US$ 60 milhões, a G2D respondeu por US$ 10 milhões.

» Em qualquer data. O diferencial da Freddie’s Flowers foi transformar o negócio de venda de flores, quase uma commodity encontrada em qualquer supermercado ou barraquinha de rua, em algo mais personalizado, com características de bens de consumo. Para o diretor da G2D, Carlos Pessoa, a empresa inglesa rompeu com o modelo de negócios em que flores são só um presente para datas comemorativas.

» Adubo forte. A britânica pretende usar os recursos captados para expansão, neste primeiro momento, na Europa. Não descarta, porém, outras regiões. No ano passado, foi para a Alemanha. A companhia tem 130 mil assinantes e tem crescido 72% ao ano, desde 2016.

» Só as necessárias. A Freddie’s Flowers tem certificação por neutralização de emissão carbono – 30% das entregas são feitas com bicicletas elétricas e o restante é conseguido com o plantio de árvores na Amazônia e na Europa. A embalagem das flores também é sustentável, sem plásticos. Por conta da previsibilidade da carteira de assinantes, só são colhidas as flores necessárias, ou seja, as já vendidas.

» Aqui não. Com a explosão no número de captações de recursos que se vendem como ESG (ligadas a critérios de boas práticas ambientais, de sustentabilidade e de governança) por conta da febre com essa tendência, grandes gestoras começam a apertar os critérios do que consideram bons investimentos. Para evitar o greenwashing (passar a imagem e lucrar com virtudes inexistentes) de algumas emissões, a Sulamérica Investimentos, por exemplo, está colocando filtros positivos e negativos, em relação a produtos financeiros nos quais pode investir.

» Faz de conta. É um sistema da própria Sulamérica, que tem R$ 46 bilhões sob gestão, e começa a aumentar a exigência dos critérios ESG em toda sua carteira, hoje dividida em 25 fundos. Segundo Marcelo

Mello, vice-presidente da Sulamérica, nos últimos tempos, várias captações têm sido vendidas ao mercado como sendo ESG, mas com diferencial e entrega pouco ambiciosos. Seriam metas, por exemplo, de redução de emissão de gases que causam o efeito estufa, entre outras, muito fáceis de serem atingidas.

» Lente. Pela metodologia, nenhuma captação é excluída, mas se a nota do produto financeiro for baixa, por conta do filtro negativo, recebe- rá poucos recursos – ou não recebe- rá nada. Cada empresa/ação entra em um ranking e a gestora escolhe os papéis que mais se destacam.

» No teto. O preço da ação da Clearsale, provedora de soluções antifraude digital, na abertura de capital (IPO, na sigla em inglês) prevista para acontecer nesta sexta-feira, foi conhecido na tarde de ontem (28). O papel saiu pelo valor mais alto esperado, de R$ 25. A Clearsale captou R$ 1,1 bilhão para a companhia e os sócios vendedores, como os fundos Gandra e FIP Innova, e pessoas físicas, incluindo o fundador, presidente e ex-atleta olímpico Pedro Paulo Chiamulera.

» Para os bisnetos. O indicador Preço-lucro, conhecido em inglês como Price-earnings (P/E), da Clear Sale estava em 200 vezes, considerando o lucro projetado de 2022 ou seja, o capital investido só retornaria em 200 anos. Um investidor que colocou dinheiro no IPO disse que, em empresas de crescimento acelerado como a provedora, a variável que precisa ser considerada é o ritmo de expansão e receita. Companhias como a Clear Sale se beneficiam do fluxo de novos clientes, que depois podem ser monetizados.

Economia

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2021-07-29T07:00:00.0000000Z

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